Câmara faz entrega de Moção Honrosa ao jovem Chuleador do município

Câmara faz entrega de Moção Honrosa ao jovem Chuleador do município

Foi realizada na terça-feira, 16, a entrega de Moção Honrosa de Reconhecimento ao Lucas Elias Chaves, jovem chuleador de 22 anos do CTG Tiarajú de Porto Alegre, morador do Parque Eldorado, ganhador de muitas competições desta modalidade.

A entrega da homenagem aconteceu no Plenário desta Casa, durante o expediente da Sessão Ordinária, aos pais de Lucas, Valdomiro Chaves de Oliveira e Simone da Silva Elias, e contou com a presença dos amigos e familiares, além da Patroa do CTG Tiarajú de Porto Alegre, Vera Lucia Menna Barreto e de seu professor de chula, Jean Marques, Bicampeão do ENART 2018 na modalidade chula.  

Lucas Elias Chaves não pode estar presente para receber a homenagem devido ao seu trabalho, mas gravou um vídeo relatando a sua história, conquistas, futuros projetos, e demonstrou alguns passos do seu novo treinamento para as próximas competições, que foi passado no plenário durante a entrega da homenagem. “Agradeço a todos por promoverem esta homenagem a mim, fico feliz e honrado, por cada vereador manifestou sua concordância na aprovação desta moção e estou me preparando agora para as próximas competições, meu objetivo principal é garantir a classificação para o ENART deste ano”, disse Lucas.

Na moção, todos os vereadores destacaram a importância de valorizar as tradições gaúchas, com apresentações culturais em competições em uma modalidade difícil como esta que Lucas representa. Proposta pelo Presidente da Casa Legislativa e autor da honraria, vereador Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono), juntamente com os vereadores Gelson Antunes e Daiane Gonçalves. A moção de reconhecimento ao Lucas teve a aprovação de todos os vereadores da Casa.  

“Quando fazemos alguma homenagem na Câmara é porque reconhecemos o trabalho desenvolvido e hoje em dia é difícil um jovem se dedicar desta forma no CTG, levando o tradicionalismo a sério, sentimos muito orgulho e satisfação de poder homenageá-lo aqui nesta Casa com esta singela homenagem, ficamos gratificados pelo esforço e dedicação dele e da família pelo incentivo”, destacou o presidente.

O jovem Lucas, iniciou aos oito anos de idade no CTG Sesmaria dos Farrapos, foi premiado em grandes competições nas modalidades de declamação, intérprete vocal e chula. Sempre demonstrando melhor desenvoltura na chula, por sua garra, concentração e determinação nos treinamentos, abdicando de muitas situações para se dedicar nas competições. Ficou parado por oito anos, devido a circunstâncias do fechamento de seu CTG pelo Corpo de Bombeiros, por questões de insegurança na estrutura. Retornou às competições no ano passado, representando o CTG Tiarajú de Porto Alegre, onde foi o primeiro colocado no Rodeio Internacional de Charqueadas, vice-campeão de chula no Rodeio do CTG Porteira Velha de Novo Hamburgo, terceiro lugar no Rodeio Crioulo Estadual de Xangri-lá. O foco deste ano é conseguir a classificação para o ENART, que se dividem em duas etapas, a Regional, somente com competidores da 1ªRT, e a Inter Regional, com competidores de todas as Regiões Tradicionalistas de nosso estado, a competição ocorrerá em novembro deste ano.

 

Texto e Fotos: Jenny Naiff