Legislativo concede homenagem a Cavalgada Noeca Mendes

Legislativo concede homenagem a Cavalgada Noeca Mendes

Na manhã deste domingo, 28, ocorreu a chegada da cavalgada e cerimônia de reconhecimento e homenagem a Noeli Mendes Ferreira, figura importante no tradicionalismo da nossa cidade, por ser a primeira mulher de Eldorado do Sul a participar das cavalgadas e rodeios de nosso município.

Para iniciar a cerimônia, o presidente da Câmara, Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono), fez a leitura da lei de nº 4877/2019, onde fica estabelecida a inclusão da “Cavalgada Noeca Mendes” no calendário oficial do município, que será celebrado anualmente no último final de semana de abril.

Após a leitura da lei, o presidente da Casa Legislativa, o prefeito municipal Ernani de Freitas Gonçalves, e o Patrão do Piquete Nacos do Rio Grande, Paulo Escobar, fizeram o uso da palavra, assim como os demais representantes da cavalgada. Logo após, realizaram a entrega das placas de homenagem para Acássio Mendes e Cléber Mendes, filhos de Noeli Mendes Ferreira (Noeca Mendes).

O evento aconteceu no Piquete Nacos do Rio Grande, estiveram presentes também os vereadores Gelson Antunes e Daiane Gonçalves e integrantes dos piquetes de Eldorado do Sul.

Através da proposição dos vereadores da Mesa Diretora, Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono), Gelson Antunes, Daiane Gonçalves e Fabiano Pires, conhecidos por seus tratos campeiros e a valorização da tradição gaúcha. A proposição foi aprovada por todos os vereadores da Casa, tornando-se lei municipal sancionada pelo Poder Executivo em 27 de março deste ano.

Noeli Mendes Ferreira, “Noeca Mendes”, como era conhecida carinhosamente por amigos e familiares, nasceu em 08/04/1938 e foi casada por 45 anos com Acássio Ferreira, com quem teve sete filhos, os quais lhe deram sete netos, sendo ela chamada para os braços do Patrão Celestial, para morar no Piquete da Eternidade em 01/08/2013.

A primeira cavalgada foi realizada em 25 de abril de 2017, este é o terceiro ano da cavalgada, mas será a primeira oficial após aprovação da lei.

Atualmente a Cavalgada Noeca Mendes, conta com mais de 500 cavalarianos do nosso e de outros municípios, e terá roteiro interno no máximo em 30 km ao limites territoriais da nossa cidade.

 

Texto e fotos: Jenny Naiff