Câmara presta homenagem aos 50 anos da EMEF La Hire Guerra

Câmara presta homenagem aos 50 anos da EMEF La Hire Guerra

A Câmara Municipal de Eldorado do Sul realizou nesta quarta-feira (10), a 2ª Sessão Especial do ano de 2019, em comemoração ao Aniversário de 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra. A homenagem à escola foi proposta pelo vereador Delmar Nunes (Charuto), através do Requerimento de nº 005/2019 e aprovada por unanimidade dos vereadores.

A cerimônia de celebração ao Jubileu de Ouro ocorreu no ginásio da escola e teve como componentes da Mesa de Honra, os membros da Mesa Diretora do Legislativo: Presidente, Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono); Vice-Presidente, Gelson Antunes; Primeiro Secretário, Fabiano Pires; Segunda Secretária, Daiane Gonçalves; e demais Vereadores da Casa Legislativa, Delmar Nunes (Charuto), Claudiomiro Rodrigues (Cavalo), Rogério Munhoz, Juliano Soares e João Francisco Cardoso (Tigre).

O presidente da Câmara, vereador Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono), convidou para compor a mesa as seguintes autoridades: Ricardo Alves Santos, Prefeito Municipal em Exercício; Ana Rita Poggetti, Secretária de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; Fabio Leal, Secretário de Planejamento, Governança e Gestão; Paulo Ricardo Santos (Banana), Secretário de Obras e Viação; e Luciane Souza Lentino, Diretora da EMEF La Hire Guerra.

Na ocasião, foi exibido um vídeo em homenagem à escola com depoimentos de algumas pessoas importantes em sua trajetória ao longo dos 50 anos. Logo após, os vereadores foram convidados individualmente a ocupar a tribuna, para uma citação e na sequência, efetuaram a entrega das placas aos homenageados. Representando o Poder Executivo, Ricardo Alves Santos, Prefeito em Exercício e Ana Rita Poggetti, Secretária de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, realizaram a entrega da Placa de Homenagem ao Jubileu de Ouro de Escola La Hire Guerra, à Vice-Diretora Maria Eluzia Borges Antunes, em celebração aos 50 anos de sua existência.

A sessão foi prestigiada por amigos e familiares dos homenageados, membros da escola, ex-alunos, ex-professores, servidores do Poder Legislativo e Executivo, Imprensa local, autoridades e comunidade em geral.

Na oportunidade, o Vereador Delmar Nunes (Charuto), proponente desta Sessão Especial, convidou os demais componentes da Mesa de Honra para realizar a entrega dos Certificados de Reconhecimento aos homenageados. No final da cerimônia, os alunos da escola apresentaram uma coreografia com a música “Oh Happy Day” e posteriormente a Banda da EMEF La Hire Guerra executou o Hino Riograndense.

A história da Escola teve inicio na data de 1° de março de 1969, sendo denominada Escola Municipal do Loteamento Sans-Souci, pertencente ao município de Guaíba. Passou a ser denominada Escola Municipal de 1º Grau Incompleto La Hire Guerra, em 14 de julho de 1976, que atendia somente as crianças da vila Sans Souci, com turmas de primeira a quarta série. Em 16 de abril de 1993, a Escola, já pertencendo ao Município de Eldorado do Sul, passou a atender alunos de primeira a oitava série pelo decreto de lei 052/93 e, desta forma, teve a sua denominação alterada para Escola Municipal de 1° Grau La Hire Guerra. Em 05 julho de 1999, a instituição passou a ser denominada, pelo decreto de lei n° 1028, Escola Municipal de Ensino Fundamental La Hire Guerra.

Atualmente a escola atende a um público discente da Educação Infantil a 9° Ano do Ensino Fundamental, sendo Ensino Regular e também Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com um total de 935 alunos, 47 professores, 14 funcionárias e 15 estagiários. Compõem a equipe diretiva as professoras Luciane Souza Lentino, Maria Eluzia Borges Antunes, Andréia Oliveira dos Santos, Camila Rocha Pimentel, Ana Paula Gonzales, Daniela Pereira Fagundes, Fabiana Schwindt Rodrigues, Cíntia Decker e Veridiana Machado Santos Oliveira.

 

Texto: Jenny Naiff 

Fotos: Sabrina Araújo | Bianca Zacouteguy