Câmara realiza Sessão Especial em alusão aos 50 anos das Comunidades Terapêuticas no Brasil

Câmara realiza Sessão Especial em alusão aos 50 anos das Comunidades Terapêuticas no Brasil

A Câmara Municipal de Eldorado do Sul realizou no último dia 24, a 3ª Sessão Especial do ano de 2019, em comemoração aos 50 anos das Comunidades Terapêuticas no Brasil. A homenagem foi proposta pelo vereador Gelson Antunes, através do Requerimento de nº 012/2019 e aprovada por unanimidade dos vereadores.

A cerimônia ocorreu no auditório da EMEF Cônego Eugênio Mees e teve como componentes da Mesa de Honra, os membros da Mesa Diretora do Legislativo: Presidente, Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono); Vice-Presidente, Gelson Antunes; Segunda Secretária, Daiane Gonçalves; e o vereador da Casa Legislativa, João Francisco Cardoso (Tigre).

O presidente da Câmara, vereador Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono), convidou para compor a mesa as seguintes autoridades: João Ferreira, Secretário Municipal de Habitação, representando o Executivo Municipal; Irany Bernardes de Souza, Diretor do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas; Rodrigo Caldas, Delegado de Polícia Civil; Maria Cristina Zimermann Sales, Assistente Social e Analista de Projetos Sociais da Sociedade Bíblica do Brasil; e Roque Valdevino Serpa, Presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, foi exibido um vídeo sobre a única Comunidade Terapêutica situada em nosso município, Centro Bom Pastor, com depoimentos de sua trajetória ao longo dos 10 anos de trabalho na recuperação e reinserção social de dependentes químicos. Após o vídeo, teve a apresentação do Coral de Vozes do Centro Bom Pastor, que cantaram uma música evangélica.

Logo após, Mateus Nascimento recebeu das mãos do Vereador Gelson Antunes uma placa em homenagem ao Pastor Araldo Xavier Ulguim, Presidente Fundador da Instituição Lar Emanuel, o qual foi representando. O Presidente da Câmara, Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono), juntamente com os vereadores João Cardoso (Tigre) e Daiane Gonçalves, realizaram a entrega uma placa em homenagem ao Presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul, Roque Serpa.

Na oportunidade, fizeram o uso da palavra o Diretor do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, Irany Bernardes de Souza; Delegado de Polícia Civil, Rodrigo Caldas; Assistente Social e Analista de Projetos Sociais da Sociedade Bíblica do Brasil, Maria Cristina Zimermann Sales; e o Presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Rio Grande do Sul, Roque Serpa. Os quais explanaram sobre a efetivação de políticas públicas neste segmento e práticas desenvolvidas, atuação da segurança pública, desenvolvimento de projetos sociais promovendo a reabilitação destas pessoas por meio da palavra de Deus, a importância da atuação e trabalho das Comunidades Terapêuticas na recuperação e reinserção social de dependentes químicos.

A solenidade teve encerramento com o Pronunciamento do Legislativo, onde os vereadores foram convidados individualmente a ocupar a tribuna, para uma breve citação e na sequência, o Secretário Municipal de Habitação, João Ferreira, realizou o Pronunciamento do Poder Executivo.

As Comunidades Terapêuticas são instituições privadas sem fins lucrativos, que prestam serviços de acolhimento de pessoas com transtorno por causa do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Atualmente no Brasil, existem mais de 1.700 comunidades terapêuticas espalhadas por todo o país.

 

 

Texto: Jenny Naiff | Fotos: Bianca Zacouteguy