Câmara adere à Campanha do Outubro Rosa

Câmara adere à Campanha do Outubro Rosa

A Câmara Municipal de Eldorado do Sul aderiu a Campanha Mundial conhecida como "Outubro Rosa", que objetiva a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Na sessão de terça-feira (08), já foi possível ver as cores rosa pelo plenário. Os Vereadores e demais funcionários da Casa Legislativa, realizaram uma ação “Dia do Rosa” para chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, onde todos os servidores vestiram-se de rosa. Como forma de divulgação da Campanha, os servidores fizeram uma foto institucional em frente à Câmara Municipal. Durante todo o mês de outubro, os servidores estarão usando o laço rosa.

O auto-exame da mama deve fazer parte da rotina feminina, além do exame de mamografia. Afinal, o câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, conta com 95% de probabilidade de recuperação total. Conta-se que 66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes, através do auto-exame. Apesar de o câncer ser uma doença, na maioria das vezes, com desenvolvimento silencioso, algumas mulheres sentem mudanças no corpo. Os sintomas incluem nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e alterações na forma ou na textura do mamilo ou da mama. O tratamento depende da fase do tumor e pode incluir quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, que começou nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, realizada por através de diversos eventos no mês de outubro, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, a primeira iniciativa foi à iluminação em rosa do monumento Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2002. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

 

Texto e Fotos: Jenny Naiff