Legislativo adere à Campanha do Novembro Azul

Legislativo adere à Campanha do Novembro Azul

A Câmara Municipal de Eldorado do Sul aderiu, na manhã de terça-feira (12), à campanha mundial Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames de prevenção e detecção do câncer, em especial do de próstata. A iniciativa segue o exemplo do Outubro Rosa, voltado ao combate ao câncer de mama nas mulheres. Como forma de divulgação da Campanha, os servidores fizeram uma foto institucional em frente à Câmara Municipal e no plenário da Casa Legislativa.

Em alusão à campanha, os vereadores e demais funcionários do Poder Legislativo Municipal, vestiram-se de azul para realizar a ação “Dia do Azul”, a fim de chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A intenção é lembrar a comunidade sobre a importância do cuidado com a saúde masculina, pois o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado “Movember”, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

O Ministério da Saúde recomenda que o toque retal e exame de sangue conhecido como PSA sejam feitos, anualmente, a partir dos 50 anos. Segundo as estatísticas mais recentes, apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata.

 

Texto|Fotos: Jenny Naiff