Eldorado do Sul participa da Conferência Nacional de Educação

Nos últimos dias 29 e 30 de junho, 25 delegados representantes de Eldorado do Sul participaram da Conferência Nacional de Educação – Etapa Intermunicipal da Região Carbonífera. O evento ocorreu na Ulbra Campus São Jerônimo e reuniu 250 participantes oriundos dos nove municípios da ASMURC Região Carbonífera.

A CONAE foi lançada oficialmente no Estado do Rio Grande do Sul no dia 17 de março de 2009. Esta Conferência que terá a sua culminância prevista para abril de 2010 em Brasília/DF é precedida de etapas estaduais, municipais ou intermunicipais. Os Secretários de Educação da Região Carbonífera (região composta pelos municípios de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado do Sul, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo) decidiram organizar uma Conferência Intermunicipal e para tanto cada município elegeu 25 representantes. Os vinte e cinco eleitos de Eldorado do Sul representaram os mais diversos segmentos da comunidade escolar e civil organizada do município.

A CONAE foi um espaço democrático e aberto para que a sociedade civil organizada possa participar do desenvolvimento da educação nacional. Além de todas as discussões postas em pauta pelo documento referência da etapa nacional também houve a eleição dos delegados da Região para a etapa estadual prevista para outubro deste ano. Dentre os 12 representantes da ASMURC, Eldorado do Sul elegeu três representantes sendo eles:

  • Daniela Santos – representando o Ensino Superior, professora da Escola Santo Antônio.

  • Marcelo Tavares – representando o Ensino Superior, Presidente do Conselho Municipal de Educação.

  • Cíntia Aparecida Barreto – representando a Sociedade Civil Organizada, Presidente do Conselho de Acompanhamento do FUNDEB.

Outro ponto culminante do encontro foram os palestrantes dos seis eixos que orientaram as discussões. O evento contou com a presença da Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Profª. Rosa Maria Lippert Cardoso, da Assessora Parlamentar na área da Educação da Assembléia Legislativa do RS, Profª. Maria Anunciação Sieczkowski, do Deputado Estadual Miki Breier, da Deputada Federal Maria do Rosário, da Sub Coordenadora da ASMURC do FECME/UNCME Profª. Ângela Lima, da Coordenadora de Projetos Sociais do Instituto Ronaldinho Gaúcho Profª. Magela Lindner Formiga, da Coordenadora do Setor de Diversidade da 12ª. Coordenadoria Regional de Educação Profª. Miriam Leão. Segundo a Secretária de Educação de Eldorado do Sul, Profª. Ana Nazaré da Silva Gonzalez, Presidente da Comissão Organizadora da Conferência, “o momento foi propício para a discussão de idéias que poderão contribuir na busca pela qualidade da nossa educação”. Ainda ressalta que o evento foi muito proveitoso para os representantes do município de Eldorado do Sul.
Mais informações podem ser dirimidas através do fone 34992149.

Fonte: Assessoria de Comunicação