Legislativo prestigia a chegada da Chama Crioula

Legislativo prestigia a chegada da Chama Crioula

Depois de percorrer mais de 537 quilômetros desde o município de Tenente Portela, onde foi acesa no dia 16 de agosto, o Grupo de Cavalarianos de nosso município, retornaram a Eldorado do Sul trazendo a centelha da Chama Crioula, que chegou a nossa cidade na tarde desta quinta-feira (29), no CTG Porteira da Tradição, onde ocorreu a recepção aos Cavalarianos.

O Poder Legislativo prestigiou o evento através do vereador Rogério Munhoz, representando o presidente desta Casa Legislativa, Francisco Alexandre Morfan (Chico Colono), que se encontrava em outro compromisso. Na oportunidade, o vereador destacou a importância da valorização da Cultura Tradicionalista Gaúcha, parabenizando os nobres cavalarianos que percorreram este longo trecho para trazer ao nosso município este que é o maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul, símbolo de nossa tradição que representa todo o orgulho do povo gaúcho.

Também estiveram presentes ao ato, autoridades locais como o Prefeito Municipal, Ernani de Freitas Gonçalves; Diretor de Cultura, Vilson Larocca, representando a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo; e a Patroa do CTG Porteira da Tradição, Marta Schultz; além de servidores municipais do Poder Executivo e Legislativo, imprensa local, peões, prendas, tradicionalistas de várias entidades, familiares dos cavalarianos e visitantes.

O grupo de busca da Chama Crioula de Eldorado do Sul, é formado por 21 cavalarianos, componentes de CTGs, Piquetes e comunidade tradicionalista. No dia 15 de agosto, 11 cavalarianos saíram de Eldorado do Sul em busca da Chama, rumo a Tenente Portela, onde foi realizado o acendimento da Chama com a presença de aproximadamente três mil cavalarianos, representantes de todas as regiões do Estado.

A centelha do fogo da Chama Crioula permanece no CTG Porteira da Tradição, até o dia 09 de setembro, onde será conduzida pelos cavalarianos percorrendo todos os bairros do município na 31ª Cavalgada de Eldorado do Sul, até a sua chegada no dia 13 de setembro, na Praça Fabrício Correa Borges, para a abertura do 27° Acampamento Farroupilha de Eldorado do Sul, que marcará o início dos Festejos Farroupilha em nosso município.

 

Texto e Fotos: Jenny Naiff