Câmara faz entrega de Moção Honrosa à Professora Tânia Zacouteguy

Câmara faz entrega de Moção Honrosa à Professora Tânia Zacouteguy

Foi realizada na terça-feira (03), a entrega de Moção Honrosa de Reconhecimento e Aplauso à Professora Tânia Barbedo Zacouteguy, pelos seus relevantes serviços prestados a comunidade eldoradense, através do desenvolvimento do Projeto Dança e Expressão em nosso município, fazendo com que estas crianças, adolescentes e jovens, tenham conquistas inimagináveis neste segmento. 

A moção de iniciativa da Casa Legislativa, proposta pela vereadora Daiane Gonçalves, autora da honraria, juntamente com os vereadores Gelson Antunes, Juliano Soares e Rogério Munhoz, foi aprovada por todos os vereadores da Casa. A entrega da homenagem aconteceu no Plenário Djalmo Lopes, durante o expediente da Sessão Ordinária, onde contou com a presença dos alunos do Projeto Dança e Expressão, além de amigos e familiares.

Na ocasião, todos os vereadores destacaram a importância do trabalho que é desenvolvido pela Professora Tânia Zacouteguy, em proporcionar a acesso a arte do Ballet Clássico, compartilhando o seu conhecimento, desenvolvendo nas crianças, adolescentes e jovens a paixão pela dança e prática de atividades físicas, além de oportunizar a dança para aqueles que talvez nunca tivessem acesso a este tipo de arte.

Tânia Barbedo Zacouteguy, conhecida como Prof. Tânia Barbedo, tem uma trajetória no ballet clássico desde seus 6 anos de idade. Foi bailarina, professora e coreógrafa na Escola de Bailados Clássicos Tony Seitz Petzhold de Porto Alegre, também criou o GRUPO PHOENIX – Livre Associação de Danças, grupo de fama nacional o qual existe até os dias de hoje, se aposentando em 1994. Assumiu filantropicamente as aulas de ballet e as coreografias de apresentação da Escola Estadual de Ensino Fundamental William Richard Schisler, em Porto Alegre – RS até o ano de 2007, quando mudou-se para Eldorado do Sul.

Em 2013 começou a ministrar aulas de Ballet para meninas e meninos em Eldorado do Sul gratuitamente. O Projeto tomou uma proporção tão grande de praticantes que foi necessário ampliar a estrutura a fim de atender com qualidade estas crianças, adolescentes e jovens. Com este intuito, em 2015 juntamente com o Governo Municipal, criou-se através do Instituto Cia Ideal (ICI) o Projeto Ballet para Todos. A cada ano o Projeto crescia e atendia o maior número de beneficiários, chegando ao número de 200 participantes. O Projeto tinha como base o ballet, porém também eram trabalhadas outras modalidades e por isso teve seu nome trocado para PRODE – Projeto Dança e Expressão. O Projeto vem alcançando resultados incríveis nos Festivais de Danças em várias modalidades e conquistou ano passado o Melhor Projeto Social do Festival de Guaporé e este ano o melhor Projeto Social do maior Festival do RS - o SUL EM DANÇA.

Os ensinamentos da Professora Tânia vão além das técnicas coreográficas, são princípios que seus alunos levarão para a vida, aprendendo a transpor obstáculos e perseguir os objetivos até a vitória final, tornando-se assim, os protagonistas da própria história. 

 

Texto e Fotos: Jenny Naiff