Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 012/2020

  "Moção de apoio à reivindicação do Conselho Escolar e Circulo de Pais e Mestres da E.E.E.M. Eldorado do Sul a fim de manter a turma de EJA - Educação de Jovens e Adultos, totalidade 7 - equivalente ao 1º ano do Ensino Médio - do segundo período de 2020 e possibilidade de matricular alunos novos em todas as séries da modalidade EJA."

Origem: Ver. Juliano Soares

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Moção

    Os Vereadores que abaixo subscrevem, na forma regimental, após ouvido o insigne Plenário, encaminham a Moção de apoio à reivindicação do Conselho Escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul, juntamente com seu Circulo de Pais e Mestres, a fim de manter a turma de EJA – Educação de Jovens e Adultos, totalidade 7 – equivalente ao 1º ano do Ensino Médio – do segundo período de 2020 e matricular alunos novos nas turmas da modalidade EJA em todas as séries do segundo período de 2020.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

     Após travar diversas lutas, em prol de seus direitos, os educadores, funcionários, alunos e equipe diretiva da Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul agora sofrem com a possibilidade da não abertura da turma T7 da EJA citada acima e a impossibilidade de matricular alunos novos em todas as turmas da modalidade EJA para o segundo período de 2020, o que impactaria de forma muito negativa na educação de nosso município, especialmente porque a ESCOLA é a ÚNICA do município que oferece essa modalidade de ensino na rede pública.

 

Não obstante a isso, a SEDUC determinou a extinção desta turma para o segundo período do ano letivo de 2020 e que nenhum aluno novo pudesse ser matriculado na modalidade EJA, prejudicando estudantes jovens e adultos, que não mais poderão contar com essa oferta de ensino. A Educação é uma área de extrema importância para a sociedade e para a formação de cidadãos capazes, conscientes e atuantes, não podendo sofrer cortes dessa natureza, que exterminam completamente a oportunidade destes alunos de concluir seus estudos e, consequentemente, de se inserirem no mercado de trabalho, concorrendo a vagas que exigem qualificação.

 

Não bastasse as dificuldades enfrentadas por esses alunos devido a pandemia e a necessidade de adaptação para a realização das atividades, agora estes se veem diante do risco da extinção da turma, minando suas expectativas de um futuro melhor.

 

A implantação da EJA – Ensino Médio foi uma grande conquista da comunidade escolar no ano de 2015 e a recente decisão da SEDUC causa perplexidade na comunidade, no corpo docente e discente, razão pela qual expressamos e registramos o nosso apoio à Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul a fim de que alunos novos possam ser matriculados na modalidade EJA em todas as séries e a turma T7 da EJA seja mantida no Ensino Médio.

 

___________________        _______________________

Juliano Soares                             João F. Cardoso

proponente                                      Proponente

____________________    _______________________

Daiane Gonçalves                           Rogério Munhoz

proponente                                         Proponente

_______________________    _______________________

Fabio Leal                                        Fabiano Pires

proponente                                        Proponente

 

_______________________    _______________________

Francisco A. Morfan                     Juliana Carvalho

proponente                                       Proponente

 

_______________________

Paulo Ricardo

proponente

 

Eldorado do Sul, 08 de Setembro de 2020.

__________________________________
Ver. Juliano Soares

Documento publicado digitalmente por JULIA BERTONI em 08/09/2020 às 10:46:21.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3b08159daa534a991bcfccd8209fa450.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 11243.