Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 024/2021

  "Que seja implantado o sistema de mão única na rua Sombrio entre as esquinas da rua Antônio Mariante e rua Marechal Cândido Rondon, com prioridade de estacionamento do lado direito em toda a via."

Origem: Ver. Jorge Rossi

Cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Indicação

Que o Executivo Municipal através das secretarias competentes implante o sistema de mão única na rua Sombrio, entre a esquinas da rua Antônio Mariante e rua Marechal Cândido Rondon. Indico também que em toda a via sejam demarcados locais de estacionamento somente no lado direto da via, com marcação especial para embarque/desembarque em frente às escolas presentes no local.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

A rua Sombrio, no trecho entre a avenida Emancipação e rua Antônio Mariante já possui indicação de sentido único, devido à grande concentração de caminhões que estacionam para abastecimento do mercado local. Mesmo assim, quando estacionam caminhões dos dois lados da via, fica praticamente impossível a passagem de outros veículos, porque trata-se de uma via com pouca largura. Esse tráfego excessivo de caminhões também acarreta estacionamento desses veículos em frente à escola desse trecho da rua, impossibilitando a parada dos veículos que transportam os alunos nos horários de entrada e saída da Faculdade Uniasselvi.

Já na quadra seguinte, entre as ruas Antônio Mariante e Marechal Cândido Rondon, além de ter outro depósito do mesmo mercado, estão localizadas mais duas escolas de educação infantil (Coração Gaúcho e Cia Ideal), porém, essa via ainda é de sentido de tráfego duplo, causando transtornos de estacionamento e insegurança na travessia dos pais e alunos para entrada e saída nas escolas. A mudança para sentido único nesse trecho se justifica pela continuidade do sentido de tráfego na via, evitando confusão dos motoristas e ficará muito mais seguro para pais e alunos que necessitam atravessar a via, assim como para pedestres e condutores de veículos.

A demarcação de locais para estacionamento somente no lado direito da via deixará uma pista de rodagem sempre livre para o tráfego de veículos. Já a demarcação de locais específicos para embarque e desembarque em frente às escolas também garantirá mais segurança para pais e alunos das instituições de ensino da via.

Eldorado do Sul, 19 de Fevereiro de 2021.

__________________________________
Vereador Jorge Rossi
Proponente

Documento publicado digitalmente por USUáRIO NãO ENCONTRADO em 19/02/2021 às 12:04:48.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 44d37bd85a3c7206b56122847243a1c1.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 13490.