Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 033/2021

  "Que seja realizada a poda de topo das árvores que ficam sob a fiação da rede de distribuição de energia elétrica de todos os bairros"

Origem: Ver. Jorge Rossi

Cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Indicação

Que o executivo municipal, através da secretária competente, realize a poda de topo de todas as árvores que ficam sob a fiação da rede de distribuição de energia elétrica e ultrapassam a altura dos fios, evitando que os galhos encostem na rede, principalmente em dias de temporal, causando interrupção do abastecimento de energia e oferecendo grande risco de choque elétrico aos cidadãos que transitam no local.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

É comum em nossa cidade a cada ameaça de temporal, com aumento da velocidade do vento, ficarmos por horas com interrupção de abastecimento de energia elétrica. Fios rebentados de alta e baixa tensão ficam expostos, colocando em risco a vida de cidadãos que transitam pela cidade.

A concessionária de energia, responsável pela manutenção da rede, por legislação específica pode realizar somente o corte em “V” nas árvores que já estão em situação de risco, o que não tem eficiência alguma em caso de ventos fortes, pois o deslocamento dos galhos continua causando danos à rede.

A simples poda de topo, que regula a altura das árvores, impossibilita que os galhos cresçam e encostem na rede de distribuição, evitando que esse grave problema aconteça em dias de vento forte. Dessa forma, além da diminuição nas interrupções n abastecimento de energia elétrica, nossos cidadãos não correm mais o risco de sofrer acidentes com fios arrebentados jogados no chão.

Eldorado do Sul, 26 de Fevereiro de 2021.

__________________________________
VEREADOR JORGE ROSSI
Proponente

Documento publicado digitalmente por USUáRIO NãO ENCONTRADO em 26/02/2021 às 12:44:20.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação bb843e5ef258c6789b0b47853dcda37d.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 13676.