Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 104/2021

  "Que seja alterada a Lei 4.663, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, para incluir membro da Procuradoria da Mulher."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, vimos apresentar a seguinte:

INDICAÇÃO

 

Que o Senhor Prefeito Municipal, juntamente com a Secretaria competente e Procuradoria Jurídica providenciem a alteração do Art. 4º, inciso I, da Lei 4.663, de 14 de março de 2018, onde são elencados os órgãos representativos da Administração Municipal que compõem o referido Conselho. Esta indicação visa substituir uma das Secretarias citadas nas alíneas pela Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Vereadores.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM de Eldorado do Sul foi criado em março de 2018, sendo uma grande conquista para as mulheres eldoradenses no que tange à participação destas em todos os setores que protegem os direitos das mulheres. O COMDIM é constituído por 8 (oito) membros representativos da Administração Pública Municipal e 8 (oito) membros representativos de Entidades não governamentais, envolvidos com a questão da mulher e participantes do Fórum Municipal da Mulher, sendo em ambas as representações, 4 (quatro) titulares e 4 (quatro) suplentes.

Para complementar a rede de proteção às mulheres eldoradenses, nosso gabinete propôs em 08 de março de 2021, a criação da Procuradoria da Mulher. Este órgão institucional da Câmara de Vereadores foi criado através da Resolução 169, e tem como objetivos: incentivar a participação das mulheres nas diferentes instâncias sociais, encaminhar denúncias aos órgãos competentes, propor e fiscalizar políticas públicas e combater as violências e desigualdades de gênero.

Por se tratar de uma importante ferramenta na defesa dos direitos das mulheres eldoradenses, é fundamental que a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores esteja representada no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM.

Eldorado do Sul, 29 de Março de 2021.

________________________________________
Vereadora Daiane Gonçalves - PDT
Proponente

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 29/03/2021 às 11:59:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c9d480e48e0c49db2b555d82326be856.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 14205.