Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 184/2021

  "Que seja criada uma Sala de Recreação junto às EJAs para atender os filhos das alunas a fim de que estas possam finalizar o Ensino Fundamental."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, vimos apresentar a seguinte:

INDICAÇÃO

Que o Senhor Prefeito Municipal por meio da secretaria competente crie uma Sala de Recreação junto às EJAs do município, para que tão logo sejam retomadas as aulas presenciais, a rede ofereça um espaço acolhedor para atender os filhos das alunas que não tem com quem deixar seus filhos para poderem estudar.

 

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Em conversa com a responsável pelo departamento Balcão de Empregos do município, verificamos que o maior indicador de reprovação nos currículos apresentados é a baixa escolaridade, especialmente neste momento de pandemia devido à drástica redução de vagas no mercado de trabalho formal, e isto ocorre com um grande número de mulheres.

A maioria delas cursou o Ensino Fundamental até o quarto ano, o que consequentemente acarreta na dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, conduzindo-as assim à vulnerabilidade social.

Grande parte das mulheres não retoma seus estudos por não possuírem local apropriado ou alguém responsável para deixar seus filhos. A criação de uma Sala de Recreação oportunizará a estas mães o retorno às salas de aula e a conclusão do Ensino Fundamental, seguras de que seus filhos estarão bem cuidados.

Este espaço para as crianças proporcionará um grande benefício para as mulheres, pois com maior escolaridade elas estarão mais qualificadas ao mercado de trabalho, reduzindo os índices de mulheres em situação de vulnerabilidade em nosso município.

 

Eldorado do Sul, 03 de Maio de 2021.

________________________________________
Vereadora Daiane Gonçalves - PDT
Proponente

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 03/05/2021 às 11:28:47.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 53038ac367e8b5886e87e9b2fb689423.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 14970.