Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 352/2021

  "Que seja providenciado a implantação de dispositivo chamado Boca de Lobo Inteligente no âmbito do Município de Eldorado do Sul"

Origem: Ver. Francisco A. Morfam (Chico Colono)

Cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Indicação

Que o Executivo Municipal, através da Secretaria competente seja providenciado a implantação de dispositivo chamado Boca de Lobo Inteligente no âmbito do Município de Eldorado do Sul.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Uma boca de lobo é uma proteção de bueiros geralmente de formas paralelo gramas e regulares, mas que também podem ser redondas além de outras formas. Funciona como uma tampa e proteção para o bueiro. Confeccionados com materiais altamente resistentes, para resistir a grandes pressões, como o peso de ônibus e caminhões, além de resistir à oxidação. O município vem enfrentando constantes entupimentos de bueiros, principalmente na época de chuvas intensas. Procuramos informações para melhorias do sistema de drenagem das águas pluviais, e consideramos que poderá ser eficiente para o município à implantação do projeto “Boca de Lobo Inteligente” O equipamento de fácil manuseio pode ser operado pelos mesmos responsáveis pela limpeza pública municipal, que hoje já realizam esta função, entretanto utilizando-se de recursos primários, como enxadas e trabalho excessivo braçal, acarretando perda de tempo, desperdício de energia e homens que poderiam desempenhar outras tarefas. As “Bocas de Lobo inteligentes” podem diminuir enchentes e acúmulo de lixo nos bueiros e galerias pluviais. A caixa coletora é instalada dentro dos bueiros com capacidade mensurada de acordo com os parâmetros técnicos dos bueiros da cidade de Eldorado do Sul. Ela age como uma peneira, retendo os resíduos e deixando a água passar. Isso impede que os bueiros fiquem obstruídos na hora das chuvas, e reduz a poluição de rios e córregos, evitando as enchentes. Peço com carinho e assim conto com a compreensão do executivo para que possamos atender essa solicitação. Segue em anexo fotos.

Eldorado do Sul, 09 de Agosto de 2021.

__________________________________
Francisco Alexandre Morfan
Vereador

Documento publicado digitalmente por VEREADOR CHICO COLONO em 09/08/2021 às 09:59:05.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3307d840f84356b99109f7b94c3014f5.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 16604.