Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 476/2021

  "Que seja estabelecido o mínimo de três horas-aula de educação física nas escolas de educação básica e que as aulas sejam ministradas por professores especializados."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, vimos apresentar a seguinte:

INDICAÇÃO

            Que o Senhor Prefeito Municipal, por meio da secretaria competente, estabeleça a carga horária mínima de três horas-aula de Educação Física nas escolas de Educação Infantil e nas Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, e que estas aulas sejam ministradas por professores com formação na referida área.

 

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

            Esta indicação visa ampliar a oferta de vivências de atividade física aos alunos da Educação Básica, desde a Educação Infantil, onde as experiências motoras são fundamentais para construir um estilo de vida ativo e saudável.

            A prática da atividade física regular contribui para um estado de bem-estar físico, mental e social. Entre os inúmeros benefícios do exercício físico praticado com orientação de um profissional habilitado, podemos citar: prevenção de doenças cardiorrespiratórias e diabetes tipo2; redução dos sintomas de depressão e ansiedade; manutenção do peso saudável; maior aptidão para um comportamento pró-social; entre outros fatores que colaboram para um bem estar geral.

            No ano de 2020 a OMS – Organização Mundial da Saúde atualizou as recomendações do volume de atividades físicas para sair do sedentarismo, passando a sugerir que crianças e adolescentes pratiquem ao menos 60 minutos por dia de atividades físicas para estimular o gasto energético, e que as atividades que fortalecem músculos e ossos devem ser incorporados pelo menos 3 dias por semana.

Eldorado do Sul, 18 de Outubro de 2021

 

 

___________________________________

Vereadora Daiane Gonçalves - PDT

proponente

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 18/10/2021 às 10:05:55.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação db8124eb0c64db18deba2a84a3019bc7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 17674.