Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 020/2021

  "Encaminha Moção de reconhecimento e aplausos ao Delegado de Polícia de Eldorado do Sul, Guilherme Dill, pelos relevantes serviços prestados a nossa Sociedade"

Origem: Ver. Fabiano Pires

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Moção

Os Vereadores que abaixo subscrevem, na forma regimental, após ouvido o insigne Plenário, encaminham a Moção Honrosa e de Aplausos ao Delegado da Delegacia de Polícia Civil de Eldorado do Sul.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

A organização policial de fato e autônoma no Brasil foi oficializada através da Lei nº 261, de 03 de dezembro de 1841, assinada pelo Imperador Dom Pedro II. A data marca a criação da Polícia Civil gaúcha, da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, determinando os cargos de Chefe de Polícia, Delegado de Polícia e Subdelegado de Polícia.

O primeiro Chefe de Polícia foi Manoel Paranhos da Silva Veloso, empossado em 18.09.1842. Manoel Paranhos foi o primeiro presidente do Poder Legislativo de Santa Catarina (1835-1836). Administrou a Polícia Civil até 11.03.1844.

Já em 1937 são criadas as delegacias especializadas e a Escola de Polícia, vinculada à polícia técnica. Era Chefe de Polícia Poty Medeiros. O Gabinete do Chefe de Polícia, nesse período, compreendia as delegacias especializadas, os presídios, a Guarda Civil, a polícia rural, a polícia técnica (Escola de Polícia, Gabinete Médico-Legal e Gabinete de Identificação) e as subchefias (delegacias de polícia municipais).

Hoje em dia, incorporando novas tecnologias, adotando modernas técnicas de segurança, com atendimento qualificado à população e especializado aos grupos vulneráveis, a Policia Civil Gaúcha torna-se uma instituição de referência no Brasil, objetivando sempre, como diz seu lema, "servir e proteger".

O Município de Eldorado do Sul tem uma Delegacia de Polícia, com 10 agentes policiais e um Delegado de Polícia, sendo ele Guilherme Dill, Delegado de Polícia da Polícia Civil de Eldorado do Sul desde outubro de 2020. Foi Escrivão de Polícia de janeiro de 2019 a março de 2020. Foi Soldado da Brigada Militar e também do Corpo de Bombeiros Militar de setembro de 2012 a dezembro de 2019. Graduado em Direito pela PUC-RS e Mestrando em Direito pela Unilasalle de Canoas.

Todo período como escrivão de polícia e também Delegado de Polícia trabalha na Delegacia de Eldorado do Sul deixando um legado de exemplar trabalho e dedicação, merecendo muito esta moção.

Cabe destacar alguns dados referente aos indicadores operacionais da nossa Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul:

  • Ocorrências registradas: 4.800
  • Prisões: 124
  • Operações: 14
  • Procedimentos policiais remetidos ao poder judiciário: 1.855
  • Maior número de presos desde que há registro.
  • Maior número de procedimentos remetidos desde que há registro.

Sendo assim, a Câmara Municipal de Eldorado do Sul, tem a grata satisfação de aplaudir e reconhecer o comprometimento do nosso Delegado de Polícia Guilherme Dill, pelos relevantes serviços prestados em prol da nossa comunidade, Servindo e Protegendo os Cidadãos Eldoradenses.

Eldorado do Sul, 08 de Novembro de 2021.

___________________                        ___________________                        _______________________

Vereador Juliano Soares            Vereador Fabiano Pires             Vereador Giovani Bombeiro

PT                                                  MDB                                            PDT

Proponente                                    Proponente                                 Proponente             

__________________                          ___________________                         ____________________

Ver. Fabio Leal                            Ver.ª Daiane Gonçalves               Ver. Chico Colono

PDT                                              PDT                                               MDB

Proponente                                   Proponente                                   Proponente

_________________                   _______________________                             ________________________

Ver. Jorge Rossi                    Ver. Leonardo Henn Rocha              Ver. Rogério Munhoz

MDB                                      PDT                                                   MDB

Proponente                           Proponente                                         Proponente

Documento publicado digitalmente por HEBER ANDERSON VINQUES DE MEDEIROS em 08/11/2021 às 11:36:18.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c8691b2e17db3759decaadf57c830740.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 17956.