Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 002/2022

  "Moção Honrosa em agradecimento aos 35 anos de serviço público prestado ao Município pela Professora Marlena Cruz dos Santos."

Origem: Ver. Juliano Soares, Ver. Arquiteto Fábio Leal, Ver. Fabiano Pires, Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves, Ver. Rogério Goetz Munhoz, Ver. Francisco A. Morfam (Chico Colono), Ver. Valdomiro Chaves, Ver. Giovani Martim e Ver. Claudiomiro Piazza

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Moção

Os Vereadores que abaixo subscrevem, na forma regimental, após ouvido o insigne Plenário, encaminham a Moção Honrosa à Professora Marlena Cruz dos Santos.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Professora Marlena Cruz dos Santos, natural de Camaquã/RS. Filha de Dejanira Dias da Cruz e João Nepumo Dias da Cruz.

Marlena, veio com seus pais morar no bairro Sans Souci em 1965, onde viveu sua adolescência.

No ano de 1973 casou-se com Valpir dos Santos na cidade de Guaíba, dessa união tiveram três filhos sendo: Eliane, Elisiane e Valmir que lhe deram seis netos e uma bisneta.

Cursou Magistério no Instituto de Educação Isabel de Espanha em Viamão/RS. Em 1986 veio lecionar na Escola David Riegel Neto, quando ainda era Guaíba e trabalhou 3 anos no regime CLT.

No primeiro ano de Emancipação de Eldorado do Sul, prestou concurso para séries iniciais, tendo sido bem colocada foi uma das primeiras professoras a ser nomeada para a mesma Escola em que já trabalhava.

Em 1990 prestou novo concurso e foi aprovada completando às 40h na mesma Escola.

Cursou Matemática e Ciências na FAPA. Trabalhou vários anos nas séries finais do Fundamental pela manhã e a tarde com as séries iniciais como alfabetizadora, onde teve sua maior realização em toda sua carreira; professora Marlena afirma:

Alfabetizar é como pegar um diamante rústico e lapidar lentamente. Ao ver as primeiras palavras lidas pelos alunos não tem como conter a emoção.”

Mais tarde a dedicada professora cursou Pedagogia na Universidade Luterana do Brasil em Guaíba juntamente com suas filhas Eliane e Elisiane, que seguiram seus passos como professora.

No ano de 2009 foi a colação como Pedagogas, mãe e filhas colaram grau juntas num evento inesquecível.

A professora Marlena desempenhou outras funções na escola David como: Vice Diretora por votação pela comunidade escolar.

Diretora indicada pela SMEC.

De 2017 à 2020 foi orientadora Educacional na Escola onde com certeza deixou uma boa semeadura sobre INCLUSÃO, causa da qual sempre foi defensora.

Profª Marlena é Pós Graduada em Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação.

Foram mais de 3 décadas em que ajudou a construir a história da Escola David Riegel Neto e na formação básica de muitos cidadãos Eldoradenses, onde firmou laços fortes de amizade entre professores, alunos, funcionários e comunidade.

Professora Marlena aposentou-se no ano de 2021 na mesma Escola em que iniciou sua trajetória educacional.

Por todo o exposto a Professora faz jus a esta homenagem na qual ressaltamos a excelência e dedicação exclusiva ao Município por 35 anos.

 

 

 

Eldorado do Sul, 18 de Abril de 2022.

__________________________________
Ver. Juliano Soares, Ver. Arquiteto Fábio Leal, Ver. Fabiano Pires, Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves, Ver. Rogério Goetz Munhoz, Ver. Francisco A. Morfam (Chico Colono), Ver. Valdomiro Chaves, Ver. Giovani Martim e Ver. Claudiomiro Piazza

Documento publicado digitalmente por JULIA BERTONI em 18/04/2022 às 08:46:47.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 570231ab7b3c5fb7f65ef5feb47dfa6f.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 21125.