Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 005/2022

  "Encaminha Moção de Reconhecimento e Aplauso ao Dr. Paulo Ricardo Oliveira de Lima pela atuação destacada no combate à pandemia da Covid-19, em Eldorado do Sul."

Origem: Ver.ª Daiane Gonçalves Danetti, Ver. Arquiteto Fábio Leal e Ver. Juliano Soares

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, vimos apresentar a seguinte:

MOÇÃO

 

Encaminha Moção de Reconhecimento e Aplauso ao Dr. Paulo Ricardo Oliveira de Lima pelo belo histórico de atuação na implantação dos serviços em saúde, e especialmente pelo seu marcante esforço e dedicação no combate à pandemia da Covid-19 no município de Eldorado do Sul.

 

                                                            EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS                  

 

Paulo Ricardo Oliveira de Lima, nascido em Plácido de Castro – ACRE (município que leva o nome do herói gaúcho José Plácido de Castro), é filho de Enedina Oliveira de Lima e Raimundo Barboza de Lima, casal de colonos que posteriormente se tornaram comerciantes no município.

Dona Néde, como era conhecida, teve quatro filhos, mas somente um casal “vingou”. Sonhava em ver os filhos formados, pois tanto ela quanto o seu esposo não tiveram oportunidade de estudo. Seu Raimundo, cearense foi para o Acre ainda adolescente e teve uma vida sofrida nos seringais de castanha e borracha no interior do Acre.

Dr. Paulo Ricardo foi o filho caçula, estudou em escola pública e cursou até a quinta série no município de origem, na Escola Franklin Roosevelt, dirigida pela gaúcha, irmã Gheno, esposa do também gaúcho Osório. Para seguir os estudos precisou se deslocar à capital, Rio Branco – Acre, onde concluiu o Ensino fundamental e médio, antigo científico, no Colégio Acriano, colégio considerado referência de Educação no estado.

Ainda quando cursava o Ensino Médio, casou-se com Francisca Eliete de Souza Nery, hoje Assistente Social. Casados há 32 anos, tiveram três filhos:

Paulo Ricardo Júnior - médico

Raimundo Barboza Neto - médico veterinário

Laiza de Paula - vestibulanda de medicina.

OBS.: Dr Paulo tem ainda uma filha, concluindo medicina, Amanda D' Paula.

Após o casamento teve sua vida dividida entre estudar, cuidar dos filhos enquanto a esposa estudava, e trabalhar em um pequeno comércio iniciado com o apoio de seu pai.

Aprovado no primeiro vestibular que realizou pela Universidade Federal do Acre - UFAC, estudou enfermagem de 1993 a 1996, inspirado em sua mãe que na época já havia se tornado atendente de enfermagem e trabalhava no Hospital do município de Plácido de Castro onde residia. Mas seu sonho era ser médico, sonho difícil de ser alcançado, pois não havia o curso de medicina no estado onde morava.

Foi Professor Substituto de Química e Física logo após iniciar a faculdade, convite feito por seu ex-professor de física que reconhecia em seu aluno os predicados necessários, sendo essa a porta de entrada para o reconhecimento de suas qualidades profissionais por todos os seus conhecidos.

Dr. Paulo concluiu o curso de Enfermagem e se tornou referência em Saúde Pública no Estado, trabalhou em vários municípios na implantação da municipalização da Saúde, período em que desempenhou papel técnico fundamental na região e teve grande aprendizado com seus companheiros de trabalho mais experientes vindos do Rio Grande do Norte para apoiar o estado na implantação dos Programas de Saúde do Governo Federal, dentre eles Xapuri, Acrelândia e Plácido de Castro, sua terra natal. No mesmo período se tornou Professor Substituto do gaúcho chamado César Lazere (que futuramente se tornara vereador e vice-prefeito do município), se consolidou como professor no Ensino Fundamental e Médio.

Com seu jeito simples e sempre benquisto por seus amigos e munícipes e já reconhecidamente um profissional renomado e de muito prestígio no município, resolveu entrar para a política, sendo eleito o Vereador mais jovem até então e o mais bem votado de seu partido.

Teve uma participação ativa no apoio ao esporte, ao setor rural, à educação profissional e principalmente na área da saúde. Levou o primeiro curso de formação profissional em saúde, o PROFAE - Programa de Profissionalização da Enfermagem ao seu município, onde era o gestor e professor do curso. Teve o prazer de ser professor e formar sua mãe e sua tia-mãe no curso de Auxiliar e posteriormente Técnico de Enfermagem.

Convocado a assumir a Secretaria Municipal de Saúde, deixou o parlamento e assumiu a secretaria quando a pasta não havia nem espaço físico para se instalar. Iniciou e concluiu a municipalização de saúde, implantou vários programas de saúde como saúde bucal, PACS e PSF (hoje ESF), redução de danos, vigilância epidemiológica, entre outros.

Voltou para a vereança após um ano e meio, não sendo candidato à reeleição por problemas de saúde, onde passou por cirurgia no período das eleições. Nesse período também cursou Pós-graduação em Docência em Saúde, realizou o Curso de Extensão em Gestão em Sistemas de Saúde e Captação de Recursos Públicos, e no fim de seu mandato foi aprovado em dois concursos públicos na capital e no concurso público do Estado, indo então residir na capital novamente para levar sua família para estudar, pois sua esposa ainda não tinha nenhuma graduação e seu filho mais velho já se encaminhava ao ensino médio.

Em 2010 surgiu a oportunidade de cursar Medicina, tendo o privilégio de ser colega de curso de seu filho mais velho – Dr. Paulo Júnior, concluindo o curso e iniciando uma nova jornada em sua vida.

Veio para o Sul através do Programa Mais Médicos, concluiu Pós-graduação em Medicina da Família, iniciou seus trabalhos em Eldorado do Sul em 2020 e hoje fixou residência no município de Eldorado do Sul.

Teve uma atuação marcante no combate a pandemia da covid-19, sendo voluntário na pesquisa da vacina coronavac e na assistência na ponta, principalmente em Eldorado do Sul. Muitas vezes, quando não havia médicos para assumir o plantão, pois não havia profissionais disponíveis, Dr. Paulo Ricardo trabalhou continuamente e incansavelmente para não deixar o plantão descoberto, passando dias sem ir em casa, se alimentando e tomando banho dentro da instituição do Pronto Atendimento central.

Sofreu e adoeceu junto com seus pacientes, trabalhou até mesmo quando adoeceu atendendo aos pacientes com soro e medicamentos no braço, tendo seu esforço e dedicação reconhecidos por seus colegas de trabalho, servidores e gestores da Secretaria Municipal de Saúde e principalmente pela população, que lhe procura até hoje para dar seguimento ao atendimento das sequelas da covid-19. Essa parte de sua história de vida é conhecida por todos, sendo motivo de grande orgulho enquanto profissional de saúde, fazer parte deste momento histórico da Saúde Pública de Eldorado do Sul.

Eldorado do Sul, 30 de Maio de 2022.

 

Vereadores Signatários

 

 

 

__________________________________

Verª. Daiane Gonçalves - PDT

 

                    ______________________________            ______________________________               

                        Ver. Fábio Leal – PDT                         Ver. Juliano Soares – PT

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 30/05/2022 às 13:32:24.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 5a411c5553fbfa5141b406f2d690b55e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 22332.