Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 069/2022

Proponente: Ver. Juliano Soares

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Nascida em 5 de Março de 1959, no Hospital Santa Ana, em Bom Retiro do Sul / RS. Tendo descendência alemã, cursou o antigo ginásio, no Colégio Santo Antônio em Estrela / RS, formou-se e veio morar em Porto Alegre, onde trabalhou por muitos anos como doméstica de dia e a noite em restaurantes. Enquanto isso prestava concursos públicos. Finalmente passou em um, esse concurso lhe possibilitou estudar e fazer curso superior que foi totalmente pago pela instituição na qual prestava serviços como funcionaria pública.

Cursou ciências biológicas na Pontifícia Universidade Federal Católica (PUCRS), formando-se bióloga em 05 de agosto de 2000. Em 2003, prestou concurso público para magistério em Eldorado do Sul. Em 2004 foi nomeada e lotada na escola Cônego Eugênio Mees, onde trabalhou por 15 anos como professora de ciências, sempre muito apreciada por alunos e colegas.

Montou o primeiro laboratório de ciências da escola e sempre incentivou as pesquisas. Promovia anualmente as saídas de campo dos alunos ao museu da PUCRS, que eram meticulosamente organizadas por ela.

Conhecida por sua generosidade, ajudava a quem precisasse sem esperar reconhecimento. Amava viajar, tendo conhecido diversos estados do Brasil e muitos países de onde sempre trazia lembrancinhas para colegas e amigos.

Dona de uma vida bastante discreta, Maria Marlene não casou e não teve filhos, porém tinha um lado maternal reconhecido por muitos alunos e colegas que por ela tinham verdadeiro carinho de mãe.

Por ser extremamente reservada, pouco se sabia de sua vida particular, apenas que tinha uma irmã gêmea, sobrinhos e afilhados pelos quais tinha um imenso carinho. Nunca gostou de despedidas tanto que alunos e colegas foram surpreendidos pela sua exoneração voluntária em 2019, por motivos particulares. Fez sua última viagem internacional nas férias de verão de 2020, dedicou 15 anos de sua vida a escola Cônego Eugênio Mees, deixando diversos amigos.

Infelizmente faleceu de um infarto fulminante alguns dias após seu aniversário, 09/03/2020, com 61 anos. Professora Maria Marlene será sempre lembrada e sua memória será de uma educadora e incentivadora das pesquisas e da ciência.

Eldorado do Sul, 02 de Setembro de 2022.

_____________________________________
Ver. Juliano Soares

Documento publicado digitalmente por JULIA BERTONI em 02/09/2022 às 13:52:08.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 7ac2bc55a6213fffcbb61d5818d1ff82.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 24439.