Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 453/2022

  "Que seja desenvolvido um projeto para construção de um Jardim Botânico Municipal em Eldorado do Sul."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, vimos apresentar a seguinte:

INDICAÇÃO

 

            Que o Senhor Prefeito Municipal por meio das secretarias competentes providencie a elaboração de um projeto para construção de um Jardim Botânico Municipal.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Visando acompanhar a evolução e o desenvolvimento do município, apresentamos indicação para a construção de um Jardim Botânico Municipal, o qual será uma área ambiental protegida constituída por coleções de plantas vivas, com objetivo de desenvolver pesquisa, conservação do meio ambiente e educação ambiental.

Um jardim botânico é um jardim dedicado à coleção, cultivo e exposição de uma ampla diversidade de plantas, identificadas de acordo com o nome botânico. Os espécimes são catalogados e expostos de acordo com seu nome botânico. Pode ter coleções especializadas de determinadas plantas, como cactos e suculentas, ervas aromáticas, plantas de determinadas regiões do mundo, ou ter ainda estufas com coleções de plantas tropicais, alpinas ou outro tipo de plantas exóticas.

Entre os serviços geralmente disponibilizados para o público estão visitas guiadas, exposições educativas, exposições artísticas, salas de leitura e atuações artísticas e musicais ao ar livre. Poderá constar no projeto: Estufa de plantas, Jardim dos Sentidos, onde é possível tocar e cheirar as plantas para sentir a textura e aroma, flores aquáticas, plantas das estações, lago com diferentes tartarugas, trilhas, tipos de solo, árvores e plantas nativas do município de Eldorado do Sul.

A comunidade eldoradense necessita de lazer em ambientes agradáveis, onde possa contemplar a natureza e suas curiosidades. Com o Jardim Botânico Municipal teremos na nossa cidade um grande ponto turístico para visitação, já que estes espaços têm uma importante procura por públicos de todas as idades. O público poderá visitar, fazer piquenique, apreciar apresentações musicais e teatrais, ampliando o convívio em uma área repleta de conhecimentos da natureza e suas belezas.

Eldorado do Sul, 26 de Setembro de 2022

 

___________________________________

Vereadora Daiane Gonçalves - PDT

proponente

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 26/09/2022 às 13:36:29.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a6b78620f8c15474ad5832cab0c49d3a.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 24895.