Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 597/2022

  "INDICA AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE REALIZE UM ESTUDO TÉCNICO, VISANDO A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE SEMÁFOROS INTELIGENTES EM NOSSO MUNICÍPIO"

Origem: Ver. Fabiano Pires

Cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Indicação

           Que o senhor Prefeito Municipal, através das Secretarias competentes, viabilize, a realização de estudo técnico, visando a instalação de semáforos inteligentes em nosso município.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

         A presente indicação, que possui grande relevância, tem por finalidade solicitar ao nosso Executivo Municipal que através das Secretárias Competentes, que viabilizem a realização de estudo técnico, visando a instalação de semáforos inteligentes em nosso município.

         Nosso município possui uma frota de veículos elevada, associado ao crescimento populacional, sendo assim, em alguns locais já observados a necessidade de implantação de dispositivos de sinalização e segurança adicionais, entre eles os SEMÁFOROS. Sugerimos após validação em estudo técnico a instalação da tecnologia de semáforos inteligentes, tendo em vista os benefícios abaixo relacionados:

O que são semáforos inteligentes?

          Os semáforos inteligentes são um sistema de controle de tráfego de veículos que combina semáforos tradicionais com uma variedade de sensores e inteligência artificial para direcionar de forma inteligente o tráfego de veículos e pedestres.

Como funcionam os semáforos inteligentes?

             A maioria das cidades ainda usa semáforos de geração mais antiga, que mudam de acordo com intervalos especificados durante os horários de maior movimento do dia. Porém, nem sempre essa configuração é a adequada para lidar com o trânsito – especialmente quando ocorrem eventos inesperados.

           Novos sistemas de semáforos inteligentes podem coletar mais dados e ajustar os sinais em tempo real. O sistema de controle pode registrar informações de trânsito com o uso de detectores e câmeras. Com essas informações, o sistema pode ajustar as luzes de acordo para melhorar o fluxo de tráfego, ajustar a duração do ciclo de sinais e mover um número maior de veículos em menos tempo.

Benefícios dos semáforos inteligentes

  • Mais rapidez e menos paradas

           Os sinais de trânsito adaptativos podem melhorar o tempo de viagem em 10%, em média. Cruzamentos com planos de tempo particularmente desatualizados podem melhorar o tempo de viagem em até 50%.

             O que acontece é que os sinais são constantemente reprogramados para maximizar o comprimento do sinal verde e permitir a passagem da maioria dos carros. Além disso, é possível configurar que várias sinaleiras sejam sincronizadas para que o tráfego possa circular livremente pela via, em vez de encontrar partidas e paradas frequentes.

  • Redução de custos e benefícios para o meio ambiente

       Reduzir o tempo dos motoristas no dia a dia com semáforos inteligentes não apenas economiza tempo dos motoristas, também lhes poupa dinheiro. Os sinais inteligentes podem nos ajudar a reduzir esses custos, reduzindo congestionamentos e atrasos.

        Além disso, isso também contribui para reduzir a poluição dos veículos, proporcionando um ar mais limpo para todos nós respirarmos

Eldorado do Sul, 05 de Dezembro de 2022.

Fabiano Pires

Proponente

Vereador (Líder da Bancada) - MDB

Vice Presidente da Câmara Municipal de Eldorado do Sul

Documento publicado digitalmente por HEBER ANDERSON VINQUES DE MEDEIROS em 05/12/2022 às 08:56:30.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8f2772f408cc38ee11c582b439419f2b.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 26455.