Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 006/2023

Proponente: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 160 e 161 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar Projeto de Lei para apreciação deste plenário e posterior encaminhamento ao Executivo Municipal para sanção e promulgação da seguinte:

LEI

 

Art. 1º – Esta lei dispõe sobre a criação da carteira de identificação para portadores de Fibromialgia no Município de Eldorado do Sul.

Art. 2º – Para os efeitos desta Lei, é considerada pessoa com fibromialgia aquela que, avaliada por médico, preencha os requisitos estipulados pela Sociedade Brasileira de Reumatologia ou órgão que a venha a substituir.


Art. 3º – O Poder Executivo Municipal por meio das suas Secretarias responsáveis ficarão encarregados de confeccionar e distribuir as carteiras de identificação.

Art. 4º – A carteira deverá ter o logotipo da prefeitura, foto, nome do portador da fibromialgia, documento de identificação e se necessário o nome do responsável ou acompanhante.

Art. 5º – As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias.


Art. 6º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Eldorado do Sul, 13 de Fevereiro de 2023

 

_______________________________________

Vereadora Daiane Gonçalves – PDT

Vice-presidente

Proponente

 

 

 

 

 

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

 

 

O presente Projeto de Lei visa garantir preferência no atendimento às pessoas com diagnóstico de fibromialgia, conforme prevê a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia, a qual coloca que a pessoa com fibromialgia é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

A fibromialgia é uma patologia caracterizada por dor crônica de localização pouco definida com resposta parcial à analgesia, com importante comprometimento físico e emocional. É mais comum entre as mulheres de 30 a 50 anos. Pode estar associada a sintomas depressivos, fadiga e alteração do sono. 

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Eldorado do Sul, 13 de Fevereiro de 2023

 

 

_______________________________________

Vereadora Daiane Gonçalves – PDT

Vice-presidente

Proponente

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 13/02/2023 às 11:22:13.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 966edb46c9a2e78774133d597682ae73.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 27796.