Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 042/2019

  "Dispõe sobre a inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino."

Origem: Ver.ª Juliana Carvalho

Cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Indicação

Que o Executivo Municipal, através da Secretaria competente elabore estudos para a aquisição de produtos orgânicos para serem incluídos no cardápio da merenda escolar nos estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

            A presente indicação propõe a aquisição e destinação de alimentos orgânicos para o cardápio da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino de Eldorado do Sul. Uma dieta balanceada e saudável é essencial para a saúde em todas as fases da vida, principalmente durante a infância, quando o corpo está crescendo e se desenvolvendo.

            Considerando a necessidade de fomentar a produção de alimentos orgânicos, e o incentivo aos  agricultores e assentados do município, produtores de agroecológicos, proponho a inclusão desses insumos na merenda escolar. 

              Como nos primeiros anos de vida as pessoas são mais vulneráveis aos produtos químicos e sintéticos, consumir alimentos livres dessas substâncias é fundamental para garantir a saúde e o pleno desenvolvimento. Os alimentos orgânicos são cultivados de forma natural, sem a utilização de agrotóxicos, ou substancias que podem favorecer o aparecimento de alergias, problemas intestinais ou ate mesmos intoxicações alimentares.

      Além dos benefícios à saúde, o consumo de orgânicos colabora com a redução do impacto negativo que a agricultura convencional provoca no solo, na fertilidade da terra e no circulo das águas, colaborando também com a manutenção das condições climáticas. 

Eldorado do Sul, 22 de Fevereiro de 2019.

__________________________________
Ver. Juliana Carvalho - MDB
Proponente

Documento publicado digitalmente por LARSSON LOPES MACHADO em 22/02/2019 às 12:23:45.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 19364c2eac79da17924413aa1086fb10.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 2903.