Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 005/2023

  "Encaminha Moção de Reconhecimento e Aplauso à Igreja Evangélica Assembleia de Deus pelos 60 Anos de história em Eldorado do Sul."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves, Ver. Juliano Soares e Ver. Leonardo Henn Rocha

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, vimos apresentar a seguinte:

MOÇÃO

 

Encaminha Moção de Reconhecimento e Aplauso à Igreja Evangélica Assembleia de Deus pelos 60 Anos de história de trabalhos evangelísticos e sociais em Eldorado do Sul.

 

                                                            EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS                  

 

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus – IEAD de Eldorado do Sul iniciou sua trajetória na Medianeira, quando nosso município ainda pertencia à Guaíba. O primeiro culto foi realizado no dia 10 de maio de 1963, no pátio da residência do irmão Odorvaldino Pereira do Couto, na Rua Sarmento Leite, nº 713, a qual atualmente é denominada Avenida Emancipação.

O primeiro culto foi ministrado pelo então Evangelista Edgar de Souza Machado, que hoje é Pastor Presidente da IEAD em Canoas, Presbítero Natalino e Diácono Odorvaldino do Couto.

Inicialmente a congregação da Medianeira pertencia à Sede de Porto Alegre, presidida pelo Missionário Nils Taranger, pois derivou da Ilha da Pintada, passando mais tarde para o campo de Guaíba, sob o ministério do Pastor Diógenes Rodrigues.

Destacamos alguns irmãos e irmãs que fizeram parte da primeira coluna da Igreja: Adão Nunes, que foi o primeiro porteiro, Ilda Nunes, João Lencina, Antonio Rolim, Pompilho, Ondina Onelino, Julita Costa, Vítor Veleda, Maria Veleda (todos in memorian), Eva Rolim, Odorvaldino do Couto, Andradina R. de Souza, Pedro Barbosa, Norata, Nelson G. Rosenau, Beta R. de Souza, Ivo, Manoel Veleda, Paulina Veleda, Heloísa Escalante, Alberto e outros irmãos que eventualmente não foram citados seus nomes, mas Deus conhece à todos. Os irmãos Martimiano, Vitôr de Abreu e Adão Pereira vinham de Guaíba dirigir cultos.

A partir do ano de 1968, os cultos passaram a ser realizados na residência da irmã Andradina. Em 1972, o irmão Antonio (Toninho), alugou uma casa no atual bairro Chácara para realizar os cultos. No mesmo ano a Igreja mudou-se para uma casa em frente ao local onde seria construída a primeira Sede da IEAD, na atual Av. Nestor Jardim Filho, ocorrendo os cultos neste local por alguns meses.

Após a construção do templo, os cultos passaram a serem realizados na primeira Sede própria, localizada na Av. Nestor Jardim Filho, n° 366. Os irmãos João Camargo, Nelson Rosenau, Manoel Veleda, Dário e Élvio, foram alguns dos que construíram a Sede, o irmão João Borba era o fotógrafo, e as irmãs Bela, Heloísa e Paulina foram as primeiras dirigentes do coral. 

Atualmente a igreja localizada na Av. Nestor Jardim filho é a Subsede, onde fica também a Casa Pastoral e a Sede está localizada na Av. Emancipação, nº 130.

A Sede da IEAD foi construída em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul, conforme Lei Municipal nº 776, aprovada em 18 de Junho de 1997. Na época o Pastor Presidente era o Pr. Eurico da Silva e o Pastor Vice-Presidente era o Pr. Ariovaldo Bombre da Silva. A Diretoria e a os membros tiveram a alegria de inaugurar o pavilhão da IEAD no dia 19 de Agosto de 2001, quando ainda estavam à frente dos trabalhos ministeriais o Presidente Pr. Eurico da Silva e sua esposa Justina Bember da Silva.

O Pr. Laerte Zalewski iniciou seus trabalhos ministeriais em abril de 2009 e foi jubilado em 2020, dando início à presidência do Pr. Anderson Zalewski, seu filho.

O trabalho evangelístico, além daquele que é realizado no templo, também consiste em visitas nas casas para falar do amor de Jesus e orar pelas pessoas enfermas. Na igreja os trabalhos dos ministérios acontecem com a escola bíblica, a escolinha para as crianças, o grupo de jovens, o coral de louvor, os recepcionistas, e o círculo de oração que sustenta espiritualmente os demais.

            A igreja desenvolve diversos trabalhos sociais, como a arrecadação de alimentos e distribuição para os irmãos necessitados. Ao longo da história, fez sopa para doar para a comunidade, entregou cobertores. E hoje, faz diversos eventos em datas comemorativas, sempre lembrando daqueles que merecem ser homenageados e honrados.

           

Eldorado do Sul, 10 de Maio de 2023.

 

Vereadores Signatários

 

 

 

__________________________________

Verª. Daiane Gonçalves - PDT

                                                                                            

______________________________            ______________________________               

            Ver. Leonardo Henn Rocha – PDT             Ver. Juliano Soares – PT

 

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 15/05/2023 às 10:20:42.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d59bf47d6cb98a1320ad1cb4e7074037.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 29912.