Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 002/2019

  "Encaminha Moção de reconhecimento e aplauso ao Guaíba Country Club pela passagem dos seus 60 Anos."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Moção

Encaminha Moção de reconhecimento e aplauso ao Guaíba Country Club pelos seus 60 Anos de história.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Liderados por Eliseu Paglioli, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Alfredo Cidade, proprietário da Territorial de Incorporações Ltda e Leão Zelmanovitz, proprietário da área, no dia 05 de março de 1959, um grupo de amigos fundava o Guaíba Country Club, na então cidade de Guaíba.

Numa época em que nem asfalto existia na região e em condições bastante precárias, pouco depois da inauguração da Ponte Getúlio Vargas em dezembro de 1958 (mais conhecida como Ponte do Guaíba), este grupo vislumbrou que num futuro bem próximo muitas famílias buscariam qualidade de vida a poucos quilômetros da Capital.

No início eram apenas sítios de lazer, mas com o passar do tempo cada vez mais famílias começaram a residir no local, impulsionando ainda mais o comércio já existente na região, sendo que atualmente, segundo levantamento do último censo, o Parque Eldorado tem mais de 8.100 residências, mais de 4.400 eleitores e mais de 10.000 moradores fixos e de finais de semana.

No ano de 1988, com a emancipação e criação do município de Eldorado do Sul, o Guaíba Country Club passou naturalmente a pertencer a esta cidade, mantendo por questões estatutárias o seu nome original.

Sendo considerado um orgulho para a cidade de Eldorado do Sul e para o Distrito Parque Eldorado, o clube organiza diversos eventos sociais de grande porte, possui uma excelente infraestrutura com camping, quadras de tênis e padel, campos de futebol sete (sendo um iluminado), quadra de vôlei de areia, quadra poliesportiva, bocha, piscina adulto e infantil, grande reserva de água com um lago de águas límpidas para a prática de esportes aquáticos não motorizados, além de muito verde e ar puro em seus mais de 59 hectares de área.

O clube promove entre seus associados, familiares e convidados em geral a integração social, esportiva e cultural em harmonia com a sua exuberante natureza. Além disto, interage fortemente com a comunidade local, realizando diversas atividades abertas ao público tais como: Torneios de futebol, Festa da Páscoa com caça ao ninho, Festa junina, Festival de food trucks, entre outros.

Os espaços do clube são cedidos graciosamente para as escolas locais realizarem atividades como encontros escolares, pic-nic’s e formaturas, além de atuarem intensamente em diversas ações sociais com os Bombeiros Voluntários do Parque Eldorado e com instituições locais em datas ou ações específicas, como: Campanha do agasalho, Dia das crianças e Natal.

Hoje o Guaíba Country Club é referência na execução dos serviços prestados, proporcionando satisfação aos seus associados, familiares, convidados e comunidade em geral, tendo como regra precípua a preservação ambiental e cuidado com os recursos naturais, interagindo e proporcionando uma melhor qualidade de vida a todos os frequentadores do Clube.

Atualmente, completando 60 anos de vida, o Guaíba Country Club, ou “Guaibinha” como é mais conhecido, após vencer um incêndio em sua sede, enchentes que romperam sua barragem, processos judiciais, planos econômicos e crises financeiras, continua com o mesmo vigor e força para comemorar muitas outras festas de aniversário.

Eldorado do Sul, 08 de Março de 2019.

__________________________________

Vereadora Daiane Gonçalves - PDT

Proponente

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 08/03/2019 às 16:30:24.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação aba79c5d1da8b90a1f19e11653a1df27.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 3542.