Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 059/2019

  "Dispõe sobre a aquisição de Veículo para castração de cães e gatos itinerante."

Origem: Ver.ª Juliana Carvalho

Cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Indicação

Que o Executivo Municipal, através da Secretaria competente elabore estudos para a aquisição de veículo que realize castrações itinerantes e gratuitas em comunidades carentes de nosso município.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

              Segundo especialistas a saúde dos animais está intimamente ligada à saúde humana, existindo “mais de 600 patógenos que afetam as pessoas e que podem ser transmitidos pelos animais”.
Por ser também uma questão humanitária, a esterilização de animais objetiva findar com os animais errantes do Município de Eldorado do Sul e a alternativa é exatamente a castração dos animais pobres, cujas crias indesejadas são cotidianamente abandonadas nos logradouros públicos e se tornam um problema de ordem e saúde pública. 
          As famílias mais carentes, que não dispõem de veículo próprio, não têm como levar seus animais para castrar em Centros de castrações e ou clínicas veterinárias, daí a importância de se implantar esse serviço  em nosso município, visto as grandes incidências de famílias carentes que têm animais domésticos, cães e gatos em casa.  O projeto de castração móvel triplicará o número de animais a serem esterilizados e promoverá ainda campanha educacional que objetiva ensinar a população sobre a posse e guarda responsável de seus animais e da problemática que desencadeia o abandono.

       Preocupada com esta questão que envolve saúde pública, vimos por meio desta indicação viabilizar o controle da produção destes animais, possibilitando às famílias carentes o acesso a este serviço de forma gratuita.

Eldorado do Sul, 11 de Março de 2019.

__________________________________
JULIANA CARVALHO - MDB
Proponente

Documento publicado digitalmente por LARSSON LOPES MACHADO em 11/03/2019 às 09:27:36.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 084b2f60de487c434c803435a21954ee.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 3562.