|
Cumprindo o que determina o art. 143 e art. 144 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar Projeto de Lei para apreciação deste plenário e posterior encaminhamento ao Executivo Municipal para sanção e promulgação da seguinte Proposição: Art. 1º Fica instituída a Política Municipal de Prevenção e Monitoramento de Desastres Climáticos e Ambientais no município de Eldorado do Sul. Parágrafo único. Esta Lei deve integrar-se às políticas de desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, infraestrutura, educação, assistência social, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável.
Art. 2º São diretrizes da Política Municipal de Prevenção e Monitoramento de Desastres Climáticos e Ambientais:
III. prioridade às ações preventivas relacionadas à minimização de desastres;
Art. 3º São objetivos da Política Municipal de Prevenção e Monitoramento de Desastres Climáticos e Ambientais:
III. recuperar as áreas afetadas por desastres naturais;
VII. combater a ocupação de áreas ambientalmente vulneráveis e de risco; VIII. promover a realocação da população residentes em áreas vulneráveis;
XII. coordenar os serviços emergenciais, arrecadação e distribuição de donativos; XIII. formar um banco de dados de voluntários para serem acionados em caso de desastres naturais; XIV. promover estudo dos impactos climáticos e nos riscos geológicos e hídricos.
Art. 4º A presente Lei será regulamentada pelo Executivo Municipal, para sua fiel execução.
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Eldorado do Sul, 01 de Julho de 2024.
Vereadora Daiane Gonçalves – PDT Presidente Proponente EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A presente proposição busca criar uma política de prevenção para redução de danos de desastres naturais, que têm sido corriqueiros em nossa cidade. Os desastres naturais também afetam toda a cadeia produtiva de alimentos: a agricultura da nossa região é afetada, não apenas pelos estragos em plantações, mas também porque as chuvas interferem na qualidade das frutas, reduzindo o valor de venda e promovendo desaquecimento no mercado interno. Desastres naturais também impactam na mobilidade dos cidadãos e na prestação de serviços básicos. Quedas de barreiras, fortes chuvas e ciclones, deixaram inúmeras famílias por semanas sem luz, abastecimento de água, internet entre outros. A partir desses dados, se vê que o monitoramento de desastres climáticos é essencial. Se não podemos evitá-los a partir de medidas corretivas, conhecê-los com antecedência pode ajudar a reduzir seu impacto, a conscientizar as pessoas a buscar proteção nesses casos, a melhorar o planejamento de ações da defesa civil e dos grupos voluntários e a minimizar riscos de vida, uma vez que perdas materiais são recuperáveis, mas pessoas não. Diante do exposto, solicito aos nobres colegas vereadores o apoio e a aprovação deste Projeto de Lei, demonstrando assim nosso compromisso com o amparo e a proteção dos cidadãos eldoradenses.
Vereadora Daiane Gonçalves – PDT Presidente Proponente |
Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 01/07/2024 às 13:17:25.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 50df50c860a7b3cc187bca47803fcad9. A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 37470. |