|
Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 143 e 144 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar Projeto de Lei para apreciação deste plenário e posterior encaminhamento ao Executivo Municipal para sanção e promulgação da seguinte:
LEI
Art 1º Altera a denominação do logradouro público Acesso Avenida das Indústrias, que passará a ser chamado Rua Estância Santa Isabel, no bairro Industrial, em Eldorado do Sul.
Art 2º Compete ao Poder Executivo Municipal providenciar a colocação da placa de nomenclatura do referido acesso.
Eldorado do Sul, 28 de Abril de 2025
_______________________________________ Vereadora Daiane Gonçalves – PDT Proponente
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Estamos encaminhando o presente Projeto de Lei que dispõe sobre a alteração da nomeação de via pública e dá outras providências, para apreciação dos pares do Poder Legislativo. Este Projeto de Lei propõe nomear o Acesso Avenida das Indústrias, localizado entre a Avenida das Indústrias e a Estrada do Conde, em Eldorado do Sul, como "Rua Estância Santa Isabel", em reconhecimento e resgate de significativos eventos históricos ocorridos no século XVIII. Esta escolha fundamenta-se em estudos que elucidam o papel dos primeiros proprietários de terras na gênese do atual município. O ano de 1773 marca uma importante transição administrativa na região, com a transferência da capital da Capitania de Rio Grande de São Pedro de Viamão para a então recém-criada freguesia de Porto Alegre. Nesse período, o Capitão-Mor Manuel Bento da Rocha (1735 - 1791), figura de destaque com vastas propriedades na Capitania d’EL-Rei (atual Rio Grande do Sul), estabeleceu-se como um dos principais atores sociais e econômicos. Homem Bom, eleito para a vereança em 1771 e 1781, e beneficiário da Sesmaria Nossa Senhora da Saúde em Triunfo, Manuel Bento da Rocha expandiu seus negócios na região que hoje conhecemos como Eldorado do Sul, adquirindo a Estância Santa Isabel e a Estância Nossa Senhora do Terço. Essas propriedades não eram apenas extensões de terra, mas centros de produção e circulação de bens, especialmente a criação de gado equino, bovino e ovino. A Estância Santa Isabel, delimitada por importantes cursos d'água como o rio Jacuí e o Lago Guaíba, e fazendo fronteira com a Estância Pedras Brancas através do Arroio do Conde, além de confrontar com a Estância Nossa Senhora do Terço, possuía uma localização estratégica e uma história rica. Essa história ganhou notoriedade através da obra literária "O Tesouro do Arroio do Conde", do escritor Afonso Aurélio Porto, publicada em 1933, que imortalizou eventos ligados à estância. A escolha do nome "Estância Santa Isabel" para a referida rua é, portanto, uma homenagem multifacetada:
Assim, a denominação da rua como "Rua Estância Santa Isabel" representa um justo reconhecimento da rica história de Eldorado do Sul, conectando o presente com suas raízes. Isto posto, na certeza da análise favorável dos Senhores Vereadores, solicitamos a aprovação do presente Projeto de Lei.
Eldorado do Sul, 28 de Abril de 2025
_______________________________________ Vereadora Daiane Gonçalves – PDT Proponente |
Documento publicado digitalmente por VEREADORA DAIANE GONçALVES DANETTI em 28/04/2025 às 14:14:48.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f0ccbce1948cc084521e62e3a3ba732f. A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 40492. |