Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 005/2019

  "Encaminha Moção de reconhecimento e aplausos ao Pão dos Pobres, pelos relevantes serviços prestados a nossa Sociedade."

Origem: Ver. Fabiano Pires

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Moção

Solicito Moção de reconhecimento e aplausos a Fundação Pão dos Pobres, pelos relevantes serviços prestados à nossa Sociedade.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

O Pão dos Pobres de Santo Antônio, no limiar dos seus 124 anos de existência, procurou mostrar ser fiel à finalidade fundacional, ditada em 15 de agosto de 1895, acolhendo primeiramente viúvas e órfãos e, posteriormente, meninos e adolescentes de uma orfandade diversificada.

Da condição de orfanato pra abrigar os órfãos da Revolução Federalista, a Fundação se transformou em uma   prestadora de serviços sócias à comunidade porto-alegre, atendendo 1400 crianças, adolescentes e jovens, de zero a 24 anos, todos em situação de vulnerabilidade social. “Potencializando o seu desenvolvimento integral numa perspectiva solidária, construída por meio de práticas socioassistenciais” é a missão que desafia cotidianamente os colaboradores, que desempenham suas funções com ética, transparência, respeito   à diversidade humana e solidariedade. Os programas que são implantados na Fundação se destinam a atender diferentes idades e situação e os preparam para o mundo    do trabalho, formando-os profissionais técnicos capazes de tornarem-se empreendedores dos seus próprios negócios.

A Fundação O Pão dos Pobres executa programas, projetos e serviços na Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, em especial com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Centro de Educação Profissional (CEP)

Oferece cursos de qualificação e de aprendizagem profissional, contando com equipe técnica multidisciplinar e estrutura adequada para a formação de adolescentes e jovens. Por meio de processos formativos, compostos por atividades teóricas e práticas, favorecem o desenvolvimento pessoal e profissional, estimulando a capacidade de agir com maior autonomia, discernimento e responsabilidade na vida comunitária e social.

Atendendo Adolescentes e jovens, entre 14 a 24 anos, de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social, em 2018 o CEP atendeu, 849 ADOLESCENTES E JOVENS.

Acolhimento institucional (AI)

Protege e atende crianças e adolescentes que, por determinação judicial, foram afastadas de suas famílias por violação de direitos básicos. Busca garantir os direitos fundamentais (saúde, educação, moradia, profissionalização, convivência familiar).

Atendendo Crianças e adolescentes, de zero a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco de alta complexidade, em 2018 o AI atendeu, 147 CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Centro de Atendimento Integral (CATI)

Articulado com redes dos municípios proporciona atividades para crianças e adolescentes no horário inverso ao escolar. São oficinas culturais, pedagógicas e esportivas, realizando em ambiente acolhedor e afetivo, durante quatro horas de atendimento diário, em cada turno, nos 12 meses do ano.

Atendendo Crianças e adolescentes, de seis a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social e risco, em 2018 foram atendidas, 288 CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

À Câmara Municipal de Eldorado do Sul, homenageia a Fundação Pão dos Pobres que, com sua competência somada a dedicação de quem ama o que faz, contribui para que centenas de jovens eldoradenses realizem seus sonhos.

Eldorado do Sul, 07 de Maio de 2019.

__________________________________

VEREADOR FABIANO PIRES  – MDB

 

________________________________________________________

VEREADOR: JULIANO SOARES - PT

Proponente

 

 

________________________________________________________

VEREADOR: JOÃO FRANCISCO MORAES CARDOSO - PT

Proponente

 

 

____________________________________________________________

VEREADOR: ROGÉRIO GOETZ MUNHOZ - PSB

Proponente

 

 

_____________________________________________________________

VEREADOR: DAIANE GONÇALVES - PDT

Proponente

 

 

______________________________________________________________

 

VEREADOR: GELSON ANTUNES - PDT

Proponente

 

­­­­­­­­­­­­­­­

_________________________________________________________

 

VEREADOR: CHICO COLONO – MDB

Proponente

 

 

_______________________________________________________________

VEREADOR: CLAUDIOMIRO RODRIGUES – MDB

Proponente

 

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________________________________________

VEREADOR: DELMAR NUNES – PDT

Proponente

 

Documento publicado digitalmente por HEBER ANDERSON VINQUES DE MEDEIROS em 07/05/2019 às 12:52:24.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 9f3ba68261626fc169e2169d5d1ebbd7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 4696.