Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 007/2019

  "Contra Corte de Verbas das Universidades Federais"

Origem: Ver. João F. Cardoso (Tigre), Ver. Juliano Soares e Ver. Rogério Goetz Munhoz

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Moção

Solicitamos moção de repúdio ao Corte das Verbas destinadas as Universidades Federais.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

O Bloqueio de recursos inviabilizará o pagamento de serviços básicos, como luz, água, limpeza, vigilância, portaria, a própria manutenção predial, entre outros, estes tiveram de ser replanejados para que as instituições pudessem cumprir todos os compromissos financeiros, além disso , o corte colocará em risco até mesmo a realização de aulas.

Noticias de jornais de grande circulação até mencionam, que reitor da UFPel teme pelo fechamento da instituição, e que valores em caixa não suportarão as despesas, acreditando que só consiga manter as contas até setembro deste ano.

Os reflexos destes cortes serão sentidos em todos os setores das instituições, estudantes serão prejudicados quanto alimentação e moradia; projetos de pesquisas serão prejudicados pela falta de insumos, bem como pela falta de estrutura, tanto de equipamentos, quanto as partes físicas, que deixarão de serem construídas.

Concernente ao campo da pesquisa, a efetivação das mesmas será inviável, prejudicando desta forma toda uma cadeia muito importante que é a área do conhecimento, pois sabemos que universidades federais são responsáveis por diversas pesquisas de suma importância para diversos setores, como por exemplo, pesquisas na área da saúde, deste modo sendo prejudicado, tanto os pesquisadores quanto a população, que muito se beneficia com estas pesquisas, que por vezes, utilizando o exemplo da saúde, encontra neste trabalho uma esperança para sua saúde, para a cura de doenças.

 

Eldorado do Sul, 17 de Maio de 2019.

__________________________________
Vereador TIGRE - João Cardoso

 

 

___________________________________

Vereador Juliano Soares

 

 

____________________________________

Vereador Rogério Munhoz

 

 

Documento publicado digitalmente por USUáRIO NãO ENCONTRADO em 17/05/2019 às 10:47:30.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c29218f9643fb863e9323d4ca5362c18.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 4841.