Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 185/2019

  "Que a secretaria competente viabilize aulas para a educação no trânsito nas escolas da rede municipal."

Origem: Ver. Gelson Antunes

Cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Indicação

Que o Executivo Municipal, através da Secretaria competente viabilize aulas para a educação no trânsito nas escolas da rede municipal. 

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Acidentes de trânsito já alcançam o nono lugar em mortes no mundo segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em maio de 2011, foi lançada a Década de ação pela segurança no Trânsito (2011/2020), no qual governos de todo o mundo se comprometeram a tomar novas medidas para prevenir os acidentes de trânsito, e os dados serão apresentados na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030. Com base nessa campanha, a Rádio USP elaborou pesquisas com especialistas das áreas de medicina e direito para analisar o quadro atual do trânsito brasileiro, trazendo dados alarmantes.

Um dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 é sobre segurança no trânsito, que prevê reduzir para a metade o número global de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito até 2020.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito, e desse total metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas.

Tomando por base tais pesquisas, devemos por obrigação pensar o amanhã, uma vez que somos um Município em pleno desenvolvimento. Sendo assim torna-se necessário adotar medidas que visem redução de acidentes de trânsito através de prevenção, e nada mais eficaz que a educação para alcançar a prevenção.

Visto que na Infância e adolescência são os períodos de maior importância para o aprendizado, ocorrendo nessa fase uma maior fixação da informação pelo indivíduo. É de suma importância ensinar a criança a ter consciência do meio ambiente em que ela está inserida. Devemos como sociedade e poder público construir uma educação no trânsito mais consciente, sendo assim, iniciar medidas que efetivem a prevenção de acidentes, por meio de implantar nas escolas, aulas para educação no trânsito, ministrada por agente competente. Aulas essas que terão por objetivo um caráter preventivo e maior alcance e aproveitamento no âmbito da educação e conscientização das gerações futuras.

Eldorado do Sul, 31 de Maio de 2019.

__________________________________
Vereador Gelson Antunes - PDT
Proponente

Documento publicado digitalmente por BIANCA ZACOUTEGUY em 31/05/2019 às 08:48:07.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b87bacbc057a9c63c6ffcd2bd2e02f07.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 5047.