Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 022/2019

  "Encaminha Moção de Reconhecimento e Aplauso à Professora Tânia Barbedo Zacouteguy."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Moção

Encaminha Moção de Reconhecimento e Aplauso à Professora de Ballet Tânia Barbedo Zacouteguy, fundadora do Projeto Ballet para Todos, hoje denominado PRODE – Projeto Dança e Expressão.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

Tânia Barbedo Zacouteguy, conhecida como Prof. Tânia Barbedo, ingressou como bailarina na Escola de Bailados Clássicos Tony Seitz Petzhold, de Porto Alegre, com 6 anos e tornou-se professora de Ballet Clássico da escola aos 16 anos de idade, ingressando no mundo profissional da arte do Ballet. Na própria escola que a formou foi coreógrafa dos espetáculos produzidos juntamente com a Diretora Artística Tony Seitz Petzhold.

No ano de 1977 foi contratada como Diretora de departamento, coreógrafa e professora na Sociedade Aliança de Novo Hamburgo, onde atuou por 3 anos. Após esta experiência de sucesso a Professora Tânia voltou à sua raiz sendo contratada como Coreógrafa, Diretora da Escola de Bailados Clássicos Tony Seitz Petzhold e Assistente de Direção Artística da própria Tony Seitz Petzhold, ou Dona Tony como gostava de ser chamada.

Neste período, a Professora Tânia criou o GRUPO PHOENIX – Livre Associação de Danças, grupo de fama nacional o qual existe até os dias de hoje, se aposentando em 1994. Sendo difícil ficar longe da arte de dançar, um dom dado por Deus ao qual se dedicou uma vida inteira ensinando a arte, a dança e a liberdade, resolveu espalhar o seu conhecimento e oportunizar a dança para aqueles que talvez nunca tivessem acesso a este tipo de arte. Assumiu filantropicamente as aulas de ballet e as coreografias de apresentação da Escola Estadual de Ensino Fundamental William Richard Schisler, em Porto Alegre – RS até o ano de 2007, quando mudou-se para Eldorado do Sul.

Em 2013 começou a ministrar aulas de Ballet para meninas e meninos em Eldorado do Sul gratuitamente. O início foi difícil, com poucos alunos buscando a dança. Porém, com o tempo, o Projeto tomou uma proporção tão grande de praticantes que foi necessário ampliar a estrutura a fim de atender com qualidade estas crianças, adolescentes e jovens. Com este intuito, em 2015 juntamente com o Governo Municipal criou-se através do Instituto Cia Ideal – ICI o Projeto Ballet para Todos.

A cada ano o Projeto crescia e atendia o maior número de beneficiários, chegando ao número de 200 participantes. O Projeto tinha como base o ballet, porém também eram trabalhadas outras modalidades e por isso teve seu nome trocado para PRODE – Projeto Dança e Expressão. O Projeto vem alcançando resultados incríveis nos Festivais de Danças em várias modalidades e conquistou ano passado o Melhor Projeto Social do Festival de Guaporé e este ano o melhor Projeto Social do maior Festival do RS - o SUL EM DANÇA.

Desde 2015 a Professora Tânia vem à frente deste Projeto como Coordenadora Técnica, fazendo com que estas crianças, adolescentes e jovens, tenham conquistas inimagináveis neste segmento. Os ensinamentos vão além das técnicas coreográficas, são princípios que levarão para a vida, aprendendo a transpor obstáculos e perseguir os seus objetivos até a vitória final, tornando-se assim, os protagonistas da sua própria história. 

Eldorado do Sul, 18 de Novembro de 2019.

__________________________________

Daiane Gonçalves - PDT

Proponente

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 18/11/2019 às 10:02:16.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a50959eb0894988f836a26d8f2413a33.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 7600.