Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Indicação N.º 396/2019

  "Que seja realizado um Consórcio Público com a finalidade de oferecer para as mulheres eldoradenses, que se encontram em situação de risco e às vítimas de violência, uma Casa-abrigo em um município próximo a Eldorado do Sul."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Cumprindo o que determina o Art. 166 e 167 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Indicação

Que o Senhor Prefeito Municipal por meio da secretaria competente providencie a efetivação de um Consórcio Público para oferecer às mulheres eldoradenses um serviço de abrigamento em uma Casa-abrigo existente em algum município próximo.

 

EXPOSIÇÃO DE MOTIVO

 

A presente indicação tem por finalidade oferecer às mulheres em situação de risco e vítimas de violência o acolhimento em uma Casa-abrigo. Estes espaços são locais seguros para o atendimento às mulheres em situação de risco de vida iminente, em razão da violência doméstica. Trata-se de um serviço de caráter sigiloso e temporário, no qual as usuárias poderão permanecer por um período determinado, após o qual deverão buscar as condições necessárias para retomar o curso de suas vidas.

Devido à complexidade do abrigamento de mulheres (e seus filhos) em situação de violência e aos altos custos para a manutenção de uma Casa-abrigo, as diretrizesque norteiam as políticas públicas para as mulheres tem incentivado a implantação de serviços de abrigamento que trabalhem na perspectiva de consorciamento (preferencialmente consórcios públicos) de forma regionalizada. Esta é uma alternativa na implementação das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, no que tange a necessidade de abrigamento, garantindo assim, uma maior articulação entre os entes federados e o fortalecimento da rede de atendimento.

Eldorado do Sul, 02 de Dezembro de 2019.

__________________________________

Vereadora Daiane Gonçalves - PDT

Proponente

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 02/12/2019 às 08:35:03.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 87da1a87c32e927f17a6a92b21d9e250.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 7772.