Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Câmara de Vereadores de Eldorado do Sul
Estado do Rio Grande do Sul

Moção N.º 002/2020

  "Encaminha Moção de Repúdio Contra o Projeto de Lei Complementar Nº 015/2020 que Dispõe sobre a cobrança da tarifa de congestionamento no município de Porto Alegre."

Origem: Ver.ª Daiane dos Reis Gonçalves

Senhor Presidente, cumprindo o que determina o Art. 168 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, venho apresentar o seguinte:

Moção

Encaminha Moção de Repúdio Contra o Projeto de Lei Complementar Nº 015/2020 que Dispõe sobre a cobrança da tarifa de congestionamento no município de Porto Alegre, apresentado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior.

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

A Câmara Municipal de Eldorado do Sul, através dos vereadores abaixo signatários vem, na forma regimental, apresentar esta Moção de Protesto e Repúdio contra o Projeto de Lei Complementar 015/2020 alcunhado pelo Executivo Municipal de Porto Alegre. A presente Moção justifica-se pelos motivos a seguir delineados:

  1. O Projeto de Lei Complementar 015/2020 institui a cobrança da tarifa de congestionamento para veículos emplacados fora do município de Porto Alegre que ingressarem nos momentos de rush nas vias e horários, que serão posteriormente especificados em Decreto. Assim, todos os automóveis emplacados no município de Eldorado do Sul estarão sujeitos a esta tarifação. Com esta cobrança corremos o forte risco da migração dos emplacamentos para a cidade de Porto Alegre, gerando grande prejuízo na arrecadação do nosso município que perderia com a redução no recolhimento do IPVA;

  2. Verificamos que muitos dos condutores que hoje optam por não utilizarem o transporte público, seguirão fazendo uso do automóvel, como por exemplo, no caso daquelas famílias onde os pais deixam os filhos na escola, e depois um dos adultos fica no seu local de trabalho e o cônjuge segue para outro ponto da cidade. Em casos como este, dificilmente os condutores cederão a pressão de substituir o veículo pelo transporte público, tendo em vista que o Sistema de transporte público não contempla a logística de mobilidade da família;

  3. Considerando que as melhorias no transporte público não acontecerão a curto prazo, e os proprietários de veículo não desistam de usar os seus automóveis familiares, estes condutores terão a possibilidade de apenas trocarem o seu trajeto para não pagar o “pedágio urbano”, fato este que não contemplaria um dos objetivos deste Projeto que é a melhoria na qualidade do ar e do meio ambiente, pois não reduziria o número de veículos circulantes, apenas os remanejaria nas demais vias da cidade;

  4. Definir em Decreto as vias e os horários a serem tarifados, e também a correção do valor da tarifa  de acordo com a variação do custo total do sistema é dar um “cheque em branco” ao chefe do Poder Executivo que estará autorizado a regulamentar tais questões sem necessitar de prévia consulta ao Legislativo Municipal.

Diante do exposto, após a aprovação deste Plenário, encaminhamos a presente Moção à Câmara Municipal de Porto Alegre, reforçando a rejeição deste Projeto de Lei Complementar que gera prejuízo e transtorno aos condutores de fora do município de Porto Alegre, principalmente para aqueles oriundos das cidades localizados no entorno da capital.

 

Eldorado do Sul, 03 de Fevereiro de 2020.

________________________________

Vereadora Daiane Gonçalves - PDT

Proponente

 

   ______________________________                                               ______________________________

         Ver. Gelson Antunes – PDT                                                                     Ver. Juliano Soares – PT

 

Documento publicado digitalmente por ANGELA CRISTINA NEIFFER DA SILVA em 03/02/2020 às 09:41:03.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 6c0eb3d1744dca11926d1eea50a5f206.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.camaraeldorado.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 8479.