Legislativo faz entrega de Moção Honrosa à Carmem Luiza Teixeira de Abreu

Legislativo faz entrega de Moção Honrosa à Carmem Luiza Teixeira de Abreu

Foi realizada na terça-feira, 02, a entrega de Moção Honrosa de Reconhecimento a Sra. Carmem Luiza Teixeira de Abreu, pelos seus relevantes serviços prestados a comunidade eldoradense.

A moção de iniciativa da Casa Legislativa, proposta pelo vereador Claudiomiro Rodrigues, autor da honraria, juntamente com os vereadores Delmar Nunes e Juliano Soares, tendo a aprovação de todos os vereadores da Casa. A entrega da homenagem aconteceu no Plenário Djalmo Lopes, durante o expediente da Sessão Ordinária, onde contou com a presença de amigos e familiares.

Carmem é natural de São Jerônimo, nascida em 1958, criou-se na vila rural, atualmente chamada de vila de São Francisco de Assis. Carinhosamente conhecida como Ikinha, desde sempre, já fazia o que mais gostava, ajudar os idosos e os mais necessitados. Mãe de quatro filhos, sendo três vivos, Fernanda, Vilma e Luiza e avó de Pedro Lucas.

Veio para Eldorado em 1994, onde iniciou como comerciante, com a Floricultura Pantanal. Em 1996, após dar a luz a sua filha Luiza, portadora da Síndrome de Down, a partir de então, Carmem engajou-se na luta pelas pessoas portadoras de síndrome de Down e necessidades especiais do bairro Parque Eldorado. Em 1997, fundou a AMEDES (Associação de mães de crianças especiais) e foi presidente dessa instituição até 2008. Após um período, retornou a AMEDES, desenvolvendo importantes atividades sociais com idosos, crianças, adolescentes e adultos especiais, orientando e encaminhando as pessoas para a LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), BPC (Benefício de Prestação Continuada), Passe livre, entre outros. Em 2016, foi presidente do CMAS (Conselho municipal de Assistência Social), vice-presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), e membro do Conselho de Saúde do município.

Hoje, Carmem é vice-presidente do COMDICA em Arroio dos Ratos, representando a APAE da cidade. Continua na luta pelas crianças especiais e vem realizando vários eventos gerando maior interação e engajamento da comunidade nessa causa.

Na ocasião, todos os vereadores destacaram a importância do trabalho que é desenvolvido por Carmem no Distrito do Parque Eldorado, através de sua luta pelos direitos de pessoas portadoras de Síndrome de Down, desenvolvendo importantes atividades sociais com crianças, adolescentes, adultos e idosos especiais desta localidade.

 

Texto e Fotos: Jenny Naiff