Câmara participa do Desfile Farroupilha

Câmara participa do Desfile Farroupilha

Foi realizado na manhã do dia 20 de setembro, o desfile temático em comemoração ao Dia do Gaúcho. O evento reuniu tradicionalistas e apreciadores da cultura do Rio Grande do Sul.

O desfile foi aberto pela Câmara Municipal de Eldorado do Sul, com o Piquete Os Farrapos, onde os servidores do Poder Legislativo desfilaram a pé pela Av. Emancipação, tipicamente trajados, demonstrando o orgulho pela nossa tradição gaúcha, e na sequência, os piquetes participantes do Acampamento Farroupilha 2019. O encerramento do desfile temático foi realizado pela Prefeitura, com o Piquete Estância da Arrozeira, que contou com a participação dos servidores do Poder Executivo desfilando no chão e no caminhão.

Após a parte cultural, quando as entidades tradicionalistas apresentaram os subtemas, a partir da temática geral da semana farroupilha deste ano, “vida e obra de Paixão Côrtes”, um personagem decisivo na cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, do qual foi um dos formuladores, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, onde juntos, partiram viajando pelo interior do estado, pesquisando nossa tradição para recuperar traços a cultura do Rio Grande. Morreu aos 91 anos de idade, no dia 27/08/2018, na cidade de Porto Alegre, deixando o legado de culto às tradições gaúchas.

O presidente do Legislativo Municipal, Francisco Alexande Morfan (Chico Colono), prestigiou o evento e ao entardecer participou da extinção da Chama Crioula juntamente com o Prefeito Municipal, Ernani de Freitas Gonçalves, encerrando oficialmente a Semana Farroupilha. A atividade foi organizada pela Comissão do Acampamento Farroupilha 2019.

 

Texto e Fotos: Jenny Naiff