Fórum Secretária de Planejamento

A Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, através da METROPLAN, realizou na terça-feira (22), mais uma reunião do Fórum dos Secretários Municipais de Planejamento da Região Metropolitana de Porto Alegre.

A Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, através da METROPLAN, realizou na terça-feira (22), mais uma reunião do Fórum dos Secretários Municipais de Planejamento da Região Metropolitana de Porto Alegre. O evento teve como objetivo apresentar as perspectivas do Estado e de Porto Alegre com vistas a preparação para a Copa do Mundo de 2014. Foram ainda apresentadas pelo DNIT as principais obras viárias previstas para a RMPA nos próximos anos.

Representando os Secretários Municipais de Planejamento da RMPA, Fábio Leal, de Eldorado do Sul abriu o evento destacando a importância do trabalho da METROPLAN reunindo os Secretários de Planejamento desde 2007 através do Fórum de Secretários onde primeiramente tratou da integração dos Planos Diretores dos municípios da RMPA, e salientou que o trabalho deve continuar com a definição de novas políticas para a Região, como por exemplo, a integração dos novos planos que estão sendo elaborados pelos Municípios, Planos Ambientais, Habitacionais, de Saneamento, de Mobilidade Urbana, entre outros.

Estiveram presentes no evento o Secretário Adjunto da Sehadur, Luiz Zaffalon, o Secretário Estadual da Copa 2014, Paulo Odone, o Vice-Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, o presidente da Granpal, Daiçon Silva que é o Prefeito de Santo Antônio da Patrulha, o diretor-superintendente da METROPLAN em exercício, Francisco Schreinert, o Prefeito de Eldorado do Sul, Ernani Gonçalves, o Presidente da Câmara de Vereadores, João Ferreira, o Secretário de Planejamento de Guaíba, Gustavo Lopes, dentre outras autoridades.

A reunião contou com a participação do DAER, do DNIT e METROPLAN através de palestras realizadas que enfatizaram as questões viárias relativas à Integração das Políticas Municipais para Desenvolvimento Metropolitano e da Fundação Zoobotânica que trataram sobre os Corredores Ambientais.

Fonte: Assessoria de Comunicação